News 2 anos atrás | Diogo Amorim

Fotógrafa ribeirãopretana concorre à Copa do Mundo de Fotografia

Lola D'Milua, de 22 anos, concorre na categoria retrato; premiações acontecem em 6 de maio.

por Revista FHOX
Foto: Lola D’Milua

A jovem fotógrafa Lola D’Milua, de 22 anos, nasceu e cresceu em Ribeirão Preto e faz parte do time que representará o Brasil no concurso de fotografia mais renomado e concorrido do mundo. Para ela, a Copa do Mundo de Fotografia é a realização de um sonho. “Eu entrei quando o time já estava quase todo formado. É muito importante que as pessoas acreditem nos seus sonhos, por mais distantes que pareçam”, diz a fotógrafa.

Lola começou a fotografar aos nove anos com uma máquina Polaroid que pegava emprestada de sua mãe. Desde então, o amor da jovem pelo mundo da fotografia cresce a cada dia. Na adolescência, ganhou uma máquina profissional e, com ela, começou a se aperfeiçoar através de cursos e pesquisas na internet. Hoje, Lola é formada em Produção Audiovisual e técnica em Processos Fotográficos. Ela conta que mudou várias vezes de estilo fotográfico até chegar ao atual em que está concorrendo na Copa. “Sinto-me muito próxima de encontrar a identificação que sempre busquei em minha fotografia”, afirma.

Influenciada e inspirada pelo fotógrafo David Lachapelle, Lola sempre gostou de ideias surrealistas, cores e mundos. O objetivo principal da sua fotografia é que o observador se volte para as diversas sensações que cada uma delas pode revelar.

Copa do Mundo

É a primeira vez que o Brasil participa da Copa do Mundo de Fotografia, concurso que tem como objetivo reunir fotógrafos de todo o mundo em um clima de integração e cooperação. Cada país é eleito para formar uma seleção nacional e competir nas seguintes categorias: Comercial, Ilustração/Arte Digital, Natureza (Paisagem e Vida Selvagem), Retrato, Reportagem/Fotojornalismo e Casamento. Os fotógrafos passam um ano fotografando para, no período de seleção do concurso, enviarem as melhores fotos em busca de uma oportunidade. “É muito incrível conhecer o trabalho de outros artistas do Brasil e do mundo. Temos três representantes em cada categoria de estilo fotográfico no nosso time e estamos sempre em contato, nossa equipe é bem unida”, conta Lola.

A cerimônia final do concurso acontecerá no dia 6 de maio de 2018, no Sea World, Gold Coast, Queensland, na Austrália, com premiações de 1º a 9º lugar. As medalhas serão entregues individualmente em cada categoria para os três primeiros colocados e as equipes recebem pontos de acordo com o resultado dos dez melhores em todas as categorias. Além disso, todas as fotografias premiadas estampam o site durante um ano. “O nosso nome e as nossas informações ficarão no site para sempre. Isso gera muita visibilidade e muitas oportunidades, pois o concurso engloba mais de 16 países”, afirma a fotógrafa.

Além de Ribeirão Preto, o time do Brasil também conta com fotógrafos de Santro André, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cubatão, Campo Grande, Chapecó e Caruaru.

Crédito: Revide