News 5 meses atrás | Redação

Fotógrafa australiana premiada é acusada de plágio

Lisa Saad teria usado elementos do fotógrafo de arquitetura holandês Marcel van Balken em foto premiada

por Revista FHOX

O caso repercute na Austrália. A instituição Australian Institute of Professional Photography (AIPP) está estudando as acusações e o processo pode levar semanas. O problema: Lisa Saad criou uma foto com a ajuda do Photoshop com elementos de outra fotografia de um profissional holandês especializado em arquitetura (Marcel van Balken). A fotografia original foi feita na Holanda em uma estação central de trem daquele país. A imagem foi clicada em outubro de 2017. O fotógrafo diz que Lisa não entrou em contato e nem pediu autorização para aproveitar a fotografia na sua nova obra.

Leia também: Movimento Imprimir 

A foto do holandês que serviu de “inspiração” para Lisa

A fotógrafa contudo nega que tenha incorporado elementos de Balken. O que é suspeito é que a profissional não quer enviar a foto em RAW e só mandou um arquivo em PNG para o colega que questionou sobre a cópia. Pior é que o EXIF da imagem que ela enviou indicava o roubo do arquivo de outro fotógrafo. AIPP diz que vai esperar o caso ser completamente analisado antes de dar um veredito e tomar qualquer medida. A AIPP diz que segue padrões rígidos em suas premiações e diz que se a cópia for confirmada a fotógrafa será suspensa e poderá sofrer outras retaliações. É fato que esse tipo de ocorrência segue ocorrendo aqui e lá fora com mais frequência do que imaginamos.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.