News 3 anos atrás | Redação

Foto resume tragédia da guerra em país do Oriente Médio

No final de agosto, a ONU estimou em 10 mil o número de pessoas mortas nos 18 meses de conflito da guerra civil do Iêmen

por Revista FHOX

Abduljabbar Zeyad, fotógrafo da Reuters, capturou recentemente a imagem de uma jovem em condição extrema de desnutrição, causada pela guerra no Iêmen. Ela é Saida Ahmad Baghili, de 18 anos, que se tornou o símbolo de tragédia humana em país do Oriente Médio, palco de disputa paralela de poderes regionais.

guerra-2Abduljabbar Zeyad/Reuters

Em entrevista ao programa de rádio Outside Source, do Serviço Mundial da BBC, Russell Boyce, que comanda o serviço de fotografia da Reuters no Oriente Médio, disse que o fotógrafo que fez as imagens de Saida obteve permissão da mãe da menina e explicou que as fotos iriam correr o mundo. “Explicamos para os parentes de Saida o que poderia acontecer. E, apesar de toda sua fragilidade, ela mostrou muita dignidade ao posar. E sentimos que a família tinha esperança em uma melhora”, contou.

guerra-1Abduljabbar Zeyad/Reuters
Saiba mais sobre o conflito no Iêmen

O conflito, iniciado por uma rebelião de um movimento político-religioso conhecido como houthi, arrasta-se há mais de um ano e meio, agravado pela intervenção da Arábia Saudita, que apoia o regime do presidente Abdrabbuh Mansur Hadi. Os houthis, por sua vez, contam com apoio do Irã, inimigo dos sauditas. Os dois países estão entre os mais importantes em termos econômicos e militares do Oriente Médio. De acordo com o jornal “The Independent”, Saida vem de um vilarejo pobre nos arredores de Hodeida, cidade próxima ao Mar Vermelho e controlada pelos houthis.

Além de se envolver diretamente no combate aos houthis, os sauditas comandam um bloqueio naval que complicou o fornecimento de comida, água e medicamentos para os 2,5 milhões de iemenitas desabrigados. Segundo um recente relatório das Nações Unidas, pelo menos 14 milhões de pessoas – mais da metade da população do país – enfrentam a escassez de alimentos..