News 7 meses atrás | Flávio A. Priori

Foto rara de Pantera Negra é registrada na África (atualizado)

Última foto dessa variação da espécia em solo africano não foi a mais de cem anos

por Revista FHOX

Leopardos negros, ou panteras negras como são chamados na África, são animais extremamente raros de serem vistos na natureza. A imprensa publicou diversas notícias de que a última foto conhecida de um felino dessa espécie teria sido feita em 1909 na Etiópia.

Atualização: depois que muitos canais da imprensa indicaram que as fotos feitas por Burrard-Lucas tinha sido as primeiras em 100 anos, sobretudo depois que a National Geographic afirmou isso na matéria publicada sobre o feito. Contudo, o próprio fotógrafo disse na sua conta no Twitter que nunca tinha afirmando que eram as primeiras fotos desses animais em 100 anos. Tanto é verdade que a fotógrafa Phoebe Okaal do Daily Nation, um importante jornal independente queniano já tinha fotografado os Leopardos Negros na Ol Jogi Wildlife Conservancy em 2013. Só a título de curiosidade, 11% dos leopardos existentes tem essa condição rara genética.

pantera

O autor da obra é o fotógrafo inglês Will Burrard-Lucas, que trabalha em conjunto com um grupo de pesquisadores do Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos. Will fez os registros na região de Laikipia e teve como base depoimentos de moradores da área. Com essas informações, ele montou algumas câmeras armadilhas próximas a prováveis trilhas, nascentes e lagos.

?Our researchers spotted rare black leopards–sometimes called black panthers–in Laikipia County, Kenya.? Learn more:…

Posted by San Diego Zoo on Monday, February 11, 2019

Em seu blog pessoal, Burrard-Lucas disse sobre o dia da descoberta: “Eu deixei as câmeras por várias noites. Quanto retornei, as verifiquei e até eu conferir a última câmera tudo que tinha visto foram fotos de hienas e leopardos. Olhei rapidamente pois já não esperava muita coisa. Conforme eu passava pelas imagens na câmera, parei e fiquei olhando uma foto sem entender… um par de olhos envoltos pelas sombras…um leopardo negro! Não pude acreditar que após aqueles dias todos eu tinha atingido meu sonho.”

panteraWill Burrard-Lucas

Os leopardos negros possuem uma mutação genética que provoca o melanismo, que faz com que os pelos do animal escureçam. São uma variação extremamente rara em solo africano. Os estudos na área visam entender encontrar formas de preservação dos leopardos africanos, espécie ameaçada de extinção.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.