Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Foto premiada gera polêmica

 

A HIPA (Hamdan International Photography Award) é uma das maiores premiações de fotografia do mundo. O grande vencedor normalmente leva um grande quantia em dinheiro. Contudo, na edição desse ano, a foto vencedora está envolvida em polêmica. O fotógrafo Edwin Ong Wee Kee recebeu 120 mil dólares pela fotografia de uma mulher vietnamita com seu filhos no colo. O problema é que tudo indica que a imagem foi encenada. Um foto que mostra os bastidores circula nas redes sociais e foi parar em diversos sites internacionais de fotografia. Caso da revista norte-americana PDN. Segundo a publicação, o fotógrafo vencedor (que é entusiasta e médico na Malásia) disse que a imagem foi feita de forma espontânea enquanto ele passava pela região no Vietnã. O problema é que a descrição dele não bate com a cena dos bastidores que na verdade indica vários fotógrafos retratando a mulher.

Os vencedores da HIPA foram anunciados no último dia 12 de março. A imagem de Edwin ganhou na concurso desse ano que trazia a temática “Esperança”. Quem descobriu que a fotografia não era espontânea como o ganhador afirmava foi o dono da revista Street Photo BD, Ab Rashid. Ainda assim, vale destacar que a premiação da HIPA não é fotojornalística e não existe qualquer restrição quanto a fotos posadas ou “não-espontâneas”. Muitos fotógrafos questionaram sobre essa foto vencedora já que existiam diversas fotos similares concorrendo na premiação. O site PicsofAsia disse que ganhar uma premiação é sempre uma forma de conquistar notoriedade instantânea e garantir palestras, convites para matérias e faturar com a fama.

Leia também: Movimento Imprimir 

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2287400064858084&id=100007643380048

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.