News 4 semanas atrás | Leo Saldanha

Forma Summit e a maturidade do mercado de formatura

Foi o primeiro evento voltado para o mercado de formaturas realizado pela FHOX fora da Feira Fotografar

por Revista FHOX

Fazer um evento com enfoque total para o mercado que mais cresce, com maior apetite por impressão e que gera mais receitas na fotografia, era uma demanda recorrente dos empresários do setor. Trazer uma pauta de relevância e principalmente focada na gestão do negócio era outra solicitação fundamental. Não poderia ser diferente, já que para atuar de forma saudável e com crescimento é fundamental gestão e visão empresarial.

Logo, foi natural criar um evento educacional voltado para o fomento deste setor. O Forma Summit nasceu de um desejo dos próprios empresários. De uma demanda que surgiu das próprias empresas.

Para olhar o momento e discutir o futuro, com enfoque em debates e negócios, cerca de 400 empresários estiveram na primeira edição evento, que aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro, no espaço de eventos do hotel Victoria Concept, no bairro de Cambuí em Campinas.

FHOX
Guaraci Digital, uma das patrocinadoras do evento, levou sua linha de impressoras Hiti

O que ficou claro no primeiro Forma Summit?

Mais do que quantidade de pessoas visitando, o que movimenta um ramo são os negócios gerados. E que quem atua com formaturas quer encontrar soluções profissionais e se inspirar nas melhores práticas de negócios.

Pauta útil e pé no chão. Talvez essa seja uma boa forma de definir as palestras e conteúdos apresentados nos dois dias do Fórum de Ideias. Gestão, vendas, marketing, tendências, cases e muita interação. O que diferenciou o evento de outros foi a participação ativa dos congressistas, que
efetivamente comentaram e tiraram dúvidas.

Mais do que isso, a generosidade dos palestrantes que expuseram números e melhores práticas. Abrindo planilhas do Excel para analisar lucratividade, custos, margem de contribuição e afins. Coisa rara de se ver em qualquer congresso de fotografia no Brasil.

Forma SummitFHOX
Claudio Cruz e a chegada da fintech Z4MONEY ao mercado de formaturas

Assim como ocorreu com o Cabine Photoshow, os congressistas terão acesso ao conteúdo digital gravado pela FHOXPlay, a nova produtora de vídeo da FHOX. O material será disponibilizado em
breve, tanto para quem participou quanto aos que não puderam comparecer e queiram comprá-lo. No primeiro Forma Summit a Feira com as marcas estava junto ao espaço das palestras. E no ambiente das marcas, tudo em um formato simplificado de mesas de Negócios. O resultado foi uma proximidade dos fornecedores com os visitantes. Muito relacionamento, troca de ideias e bons negócios.

Outro fator importante foi a participação de grandes marcas comprometidas com esse mercado. Caso dos três patrocinadores: Guaraci Digital/HiTi, Canon e da startup Z4MONEY. Das apoiadoras SGE e PixelHouse e das demais empresas: Xerox, Fujifilm, Konica Minolta, Viacolor, Zangraf, LAF Encadernadora, Universal, Prolab, Photum, entre outras.

O que ficou evidente nos dois dias de evento é do quanto esse mercado é promissor e repleto de desafios. Seja com o avanço do formato EAD (que deve representar mais da metade das matrículas até 2023 no ensino superior) ou da mudança de comportamento do formando em busca de experiências que, de certa forma, apresentam possíveis obstáculos para as empresas de formatura.

FHOX
Participantes do Fórum de Ideias, depois da última palestra do evento

 

No contexto geral, está clara e cada vez maior maturidade do empresariado do ramo e interesse de todos os envolvidos em fortalecer o setor.

Tanto com o avanço da ABEFORM (associação que surgiu com o apoio da FHOX para regulamentar esse mercado) quanto como a participação dos pequenos, médios e grandes empresáriosde todas as partes do Brasil. Sinal de um mercado cada vez mais consciente dos seus desafios e das enormes oportunidades que oferece.