News 4 anos atrás | Redação

Follow Friday: Fotografia Moderna

Canal online é recheado de bastidores, lançamentos, testes e notícias

por Revista FHOX

1

Idealizado pelo fotógrafo de família André Fernandes e pelo videomaker Geovani Debastiani, o Fotografia Moderna é um canal pioneiro na plataforma com enfoque fotográfico. O Follow Friday de hoje traz não só a dica para seguir, mas também uma entrevista com os criadores do canal do Youtube.

FHOX – Quando surgiu o programa Fotografia Moderna? Por que tiveram a ideia?
Fotografia Moderna – Eu e o “Maha” (Geovani) nos conhecemos quando fazíamos jornalismo na BAND. Sempre fui envolvido com vídeo. Quando ele veio morar em minha cidade, resolvemos ter um projeto onde pudéssemos compartilhar tudo que estávamos aprendendo. Havia muitos blogs e site, mas pouco material no Youtube brasileiro. Começamos com um informativo de notícias e reviews de equipamentos de uma forma diferente. Hoje ainda tem muita parte técnica no Youtube, mas isso está no manual. Sempre sentimos falta de ver o produto em mãos, sendo usado, ter a sensação do peso, proporção. Enfim, resolvemos passar isso nos nossos Hands Ons e deu certo!

FHOX – Como está sendo a repercussão com o Vlogday? Pode falar deste projeto?
Fotografia Moderna – Começou com um trabalho indígena e seguiu direto para um Destination Wedding, no Caribe. Hoje temos Snapchat, Instagram e fazemos lives no Facebook, mas nada que fique registrado em um bom campo de busca,e é isso que temos como objetivo. Muitas noivas e cerimonialistas vêm agradecer nossos blogs de Punta Cana, porque se sentiram conosco durante os 7 dias de job. Muitos clientes e amigos acabam se sentindo mais íntimos estando juntos durante nossos trabalhos. Nosso objetivo é mostrar simplesmente o que vimos, sentimos e comemos, trazendo espectador para nossa realidade. É a melhor forma do cliente conhecer de verdade um profissional e não apenas em uma conversa em um escritório.

2

FHOX – Não acha que existem poucos programas como o seu no mercado fotográfico?
Fotografia Moderna – Hoje temos canais excelentes no Youtube, como Letra na Foto e Super Cinema, e cada um tem seu formato. Basta cada fotógrafo tentar criar algo único ao invés de ser mais um youtuber para entrar na “modinha”. Seja você mesmo, tire suas ideias do papel e transforme projetos em realidades. É isso que faz o espectador te seguir.

3

FHOX – Qual a relação de vocês com a fotografia?
Fotografia Moderna – Tenho uma empresa especializada em fotografia de família. O “Maha” é vídeomaker em outra empresa, mas ambos trocamos figurinhas. Nunca usamos o canal para fazer propaganda de nossas empresas ou trabalho, mas o usamos como uma forma de estarmos visível. Temos a seguinte teoria: tem que estar exposto para ser visto. Por incrível que pareça, temos mais fotógrafos e videomakers do que possíveis clientes inscritos no canal, mas 70% dos nossos clientes sabem da nossa vida profissional em virtude da exposição do youtube.

FHOX – Como foi a evolução do canal no YouTube até aqui?
Fotografia Moderna – Natural. Sempre publicamos materiais que sentimos prazer em fazer. Temos muitos tutoriais e vídeo aulas hoje na internet. É algo que traz um retorno imenso em números de likes e seguidores, mas mesmo assim seríamos só mais um e eu ainda penso no futuro. Se você faz um material diferenciado e não tem engajamento ainda, é porque precisa de tempo para ser descoberto.

4

FHOX – Qual o desafio de fazer reviews sobre equipamentos?
Fotografia Moderna – Foi sair do manual. Parar de falar sobre o lado técnico do equipamento e usá-lo ao máximo. Quando alguém quer comprar algo procura fotos de todos os ângulos, principalmente alguma foto que esteja na mão de alguém né? Foi isso que decidimos fazer. Trazer para o espectador as mais possíveis situações para que ele se imagine com seu equipamento dos sonhos e que não tenha dúvida alguma na hora de adquirir.

drone

FHOX – Como acompanham os lançamentos e notícias sobre fotografia?
Fotografia Moderna – Hoje temos a fanpage onde publicamos matérias diariamente sobre o meio audiovisual. Muita coisa vem dos próprios leitores. Somos mais de 40 mil na page, com seguidores fiéis que adoram compartilhar assunto diariamente. Além disso temos fontes incríveis como Fstoppers, Petapixel e diversas páginas nas redes sociais. O seguidor pode conferir em todos os posts de onde vieram as notícias.

FHOX – O que acha dos apps de transmissão ao vivo? Estão usando essas ferramentas?
Fotografia Moderna – Sim, hoje fazer ao vivo está cada vez mais fácil. É uma ferramenta sensacional quando usada na hora certa. Normalmente usamos entre as pausas, para não interferir nos jobs, e substituímos pelos vlogs. Mas sempre estamos ao vivo enquanto paramos para dar uma respiradinha.

5

FHOX – Qual o grande desafio nessa jornada até aqui?
Fotografia Moderna – Nós nunca fomos tão soltos e extrovertidos, veio com o tempo. No início fazíamos roteiro de tudo, ficava ruim demais. Resolvemos ligar o “f*&(%”. Quanto mais natural agíamos mais fácil saia o conteúdo do novo vídeo. Aprendemos que os erros fazem parte e devem ser registrados. Usar tudo que acontecia a nosso favor durante as gravações foi nosso maior trunfo. Temos o seguinte lema: o canal é nosso e a gente faz o que quer.

FACE 2_AND3573

FHOX – Qual o sonho de vocês? Tanto para o Fotografia Moderna quanto na carreira de cada um.
Fotografia Moderna – O canal sempre será um meio de nos expor, esperamos apenas o crescimento natural e que continue a abrir portas, como tem sido. Sobre nossa carreira profissional, eu ainda estou em evolução e todo retorno faz parte deste nosso investimento em estudos e em prática. O Maha ama o que faz: filmar e gerenciar um estúdio é sua vida, ele faz isso há anos.

FACE_MG_0203

FHOX – Próximos projetos ou ideias vindo por aí?
Fotografia Moderna – Temos um projeto do qual o objetivo é tirar o profissional de sua área de pressão e levá-lo a uma experiência única com seu lado profissional. Depois que meu filho nasceu, parei com os workshops e decidi focar em coaching empresarial, que é algo muito intenso e voltado para a realidade de cada profissional de qualquer canto do Brasil. Temos também PODCASTS no iTUNES e sempre que podemos colocamos materiais legais. Sobre o canal, tudo que vem na mente, tentamos executar, já que temos uma liberdade muito grande com nossos seguidores e eles estão sempre de mente aberta para receber e apoiar.

final

FHOX – Algum outro comentário?
Fotografia Moderna – Gostaria de agradecer à minha esposa, que libera o caixa 2 para os custos enquanto o Youtube não gera dinheiro, ao meu fiel escudeiro Mahasiah e ao Eduardo Calado, que administram nossos grupos de fotografia no Telegram. Obrigado à FHOX pela entrevista, é um prazer fazer parte desse trabalho incrível de vocês.