News 2 meses atrás | Flávio A. Priori

Flickr revisa (de novo) sua política para fotos gratuitas

Plataforma agora ira manter todos os arquivos que forem de domino público e de licença livre

por Revista FHOX

Parece que a transição do modelo de negócios do Flickr ainda deve render algumas notas. Isso porque a SmugMug, dona da plataforma, revisou de novo o que irá apagar ou não das contas gratuitas. Agora, além das imagens sob Creative Commons, também irá manter arquivos de domínio público e de licença gratuita. Fotos dessas modalidades não entrarão no limite máximo de 1000 arquivos de contras gratuitas.

Em comunicado oficial no blog do Flickr, a situação foi explicada:

(…) hoje vamos além e iremos manter todas as imagens públicas e de licença gratuita no Flickr, independente da data de seu upload. Queremos ter certeza que esses trabalhos serão preservados, bem como o valor dessas licenças para nossa comunidade e para qualquer um que possa se beneficiar delas“.

Flickr

Para prevenir que usuários mal intencionados transformem suas galerias em Creative Commons só para escapar da limitação, a plataforma bloqueou as ferramentas de licenciamento de massa. A possibilidade ainda está disponível na página de cada foto.

Por fim o Flickr irá introduzir um status “in memoriam”, para contas de pessoas que tenham falecido. Nesse caso todo o conteúdo público será preservado, e uma marcação irá indicar esse status especial. O login também será bloqueado permanentemente.