Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Festival Arte Foto Caxias do Sul trará discussões online a partir de domingo

A temática é o “Futuro da Imagem” para promover reflexões e a ampliação do olhar para os sentidos e a temporalidade

Caxias do Sul testemunha uma proposta de reflexão e cultura em meio a tempos tão incertos: é o Festival Arte Foto, em uma inédita edição online, com a temática “O Futuro da Imagem”. O evento ocorre de 15 a 18 de agosto, ao vivo, com diversas mesas, transmitido pelo YouTube. 

O evento é uma iniciativa da Sala de Fotografia, escola de fotografia de Caxias do Sul, e nasceu como uma expansão da 12a Semana da Fotografia, ainda em 2019, com o intuito de dialogar com todas as formas de arte. 

De acordo com Liliane Giordano, diretora da Sala de Fotografia e propositora do evento, a ideia do Festival Arte Foto Caxias do Sul, que também está expressa em sua identidade visual, é olhar para o futuro tecnológico, mas conversando intimamente com o passado, com a busca de referências artísticas e históricas. “Precisamos entender de onde viemos, para saber em que momento estamos. É no presente que construímos o nosso futuro, mas sempre ancorados com o que aprendemos no passado. Neste caso, o legado são as treze edições anteriores da Semana da Fotografia, que inspira um evento que mescla as diversas expressões artísticas”, explica Liliane. 

A edição de 2021 traz questões sobre o “Futuro da Imagem”, memórias, pesquisas, tecnologia, linguagens, produções artísticas,

registradas nas diferentes práticas contemporâneas. “A cultura visual busca referências no cotidiano e inspira ideias que servem para estarmos atentos e olharmos com mais poesia para nosso mundo”, afirma Liliane. 

O evento traz nomes importantes do cenário nacional, unindo referências acadêmicas, com pesquisas e trabalhos comerciais a temática sobre “O Futuro da Imagem” e também faz parte das comemorações de 14 anos da Sala de Fotografia. Fundada em 2007, é um espaço voltado para cursos, workshops, palestras, exposições e expedições fotográficas. Com direção da fotógrafa Liliane Giordano, a Sala já conta com mais de 200 turmas do Curso de Fotografia, cerca de 2000 alunos, 50 exposições, várias expedições fotográficas (locais, nacionais e internacionais) e envolvimento com projetos literários e culturais. 

A transmissão do Festival Arte Foto Caxias se dará pelo link: https://bit.ly/festival-arte-foto-caxias 

Confira a programação completa na página do evento no Facebook: https://bit.ly/3g0okzB