Exposições News 2 semanas atrás | Redação

Fernanda Fernandes lança exposição virtual

Mostra reúne imagens feitas pela fotógrafa em Nova York. A fotógrafa acaba de lançar, por meio de uma galeria virtual, a exposição "Viagens, Meu Olhar NYC"

por Revista FHOX

Por causa da pandemia, a fotógrafa Fernanda Fernandes acaba de lançar, por meio de uma galeria virtual, a exposição Viagens, Meu Olhar NYC.

Com curadoria de Tânia Sciacco, a mostra reúne fotos feitas em Nova York.

Confira: https://artspaces.kunstmatrix.com/en/exhibition/1376282/meu-olhar-nyc-fernanda-fernandes

Uma segunda exposição virtual deverá ser lançada em breve.

Tela de entrada da exposição virtual

A curadora Tânia Sciacco fala sobre o projeto:

“O segmento da arte e cultura, um dos mais afetados nesta quarentena, tem feito a criatividade crescer, dentro das limitações impostas. Música na varanda, apresentações de orquestras com cada membro em sua casa e novas formas de apresentar obras reais em ambientes virtuais. Pinturas, esculturas e fotografias convertidas em objetos 3D, para que a apreciação da arte seja mais próxima da experiência pessoal, como se estivéssemos dentro da galeria, dentro do museu. Essa possibilidade, que alguns museus e galerias já experimentavam havia algum tempo, foi muito aprofundada e refinada diante do fechamento obrigatório de tantas coleções e exposições temporárias. A tecnologia atual permite que artistas e galerias possam montar suas exposições digitalmente, disponibilizando em um endereço virtual acessível no mundo todo, ao contrário de uma galeria física. Essa visita é diferente da de uma galeria de fotos. É uma experiência mais profunda. As obras dialogam umas com as outras, a curadoria aparece no posicionamento de cada peça, nos tamanhos escolhidos, nos textos que amplificam a interpretação visual. Uma galeria virtual separa melhor cada obra, cada série, dentro de uma mesma exposição. O espaço vazio também é importante, algo que não aparece em uma galeria de fotos, formato tão comum em redes sociais, em que imagens poderosas se perdem em meio ao volume de conteúdo superficial publicado. Mesmo após a reabertura para visitas presenciais, as exposições virtuais continuarão sendo uma ferramenta que amplia o alcance e as possibilidades da arte no mundo.”

Sobre Fernanda Fernandes – https://www.instagram.com/fernandafernandesphoto/

Depois de 20 anos de uma carreira bem-sucedida no mercado financeiro, Fernanda Fernandes se reinventou e decidiu dedicar-se à fotografia. Entre os trabalhos que marcam sua trajetória nessa área, estão ensaios voltados à natureza, à questão indígena, ao cotidiano das pessoas, às sensações humanas, além de um projeto que reúne imagens captadas durante um sobrevoo de helicóptero pela cidade de São Paulo. Para ela, “correr perigo é algo desafiador”, desde a época em que atuava no mundo corporativo, com passagens pelo Chase Manhattan Bank e pelo Merrill Lynch. De um helicóptero, por exemplo, a fotógrafa se aventurou para conseguir cliques como o da controlada pista do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Fernanda já expôs em capitais como São Paulo e Brasília. No exterior, em cidades como Berlim, Dubai e Nova York.

“A fotografia registra o que eu posso deixar de legado para as próximas gerações”, define a fotógrafa.