News 8 meses atrás | Leo Saldanha

Faturando alto com sessões natalinas

por Revista FHOX

Nessa época do ano os ensaios de Natal fazem muito sucesso. O case de uma fotógrafa norte-americana que faturou 10 mil dólares em um dia comprova isso

Fotos: Kelly Lane

A matéria da Fstoppers traz a visão da fotógrafa de família Kelly Lane que decidiu acompanhar a colega Sarah Harper em uma sofisticada sessão natalina. Com um Papai Noel e decoração de altíssimo nível. O que a matéria mostra é que planejamento é fundamental. Basta olhar a foto acima para perceber o cuidado extremo com os detalhes. Segundo a fotógrafa a preparação e agendamento começam 9 meses antes.

Sarah trabalha com envio de e-mails para os clientes e prospecta avisando e abrindo a agenda. O boca a boca de anos anteriores também ajuda muito. O planejamento dela segue a seguinte ordem:

  • Setembro é o mês da confirmação do modelo que será o Papai Noel. Tem que ser um com barba de verdade e que remeta de forma realista ao bom velhinho.
  • Agendar o estúdio para locação caso não tenha um espaço próprio.
  • Sarah buscou um especialista em cenários e decoração para desenhar o ambiente natalino que serve de fundo. Três árvores bem bonitas servem de cenário.

  • Ela então marcou a quantidade de espaços disponíveis para sessões. No caso dela são 65 sessões que duram 5 minutos cada.
  • O cenário é pensado para ter um espaço para a sessão. E outro para convivência dos pais. Esse último também temático e no clima natalino.
  • A fotógrafa trabalha com luz natural. Então ela buscou um estúdio com muita luz disponível. Parede branca e simplicidade nos elementos para um apelo clássico, logo universal.

  • A área de espera logo na entrada teve a preocupação com fragrâncias natalinas, trilha de Natal, cookies, lanchinhos e café disponível.
  • Com 65 sessões possíveis no dia, Sarah leva 6 horas para fotografar tudo. E prevê pausa de 20 minutos. Embora possa parecer pouco tempo para cada família, a fotógrafa deixe um espaço de tempo para que as crianças vejam o ser e fiquem mais à vontade. Isso é fundamental para que país é crianças posem com tranquilidade depois.
  • Cada sessão custa 155 dólares e prevê 4 fotos digitais. Existe opção do cliente comprar mais e não há menção de produtos impressos adicionais. Ou seja, daria para melhorar ainda mais o faturamento com produtos extras.

  • Embora tenha faturado 10 mil dólares em só um dia não dá para esquecer que existem os custos. De contratar um bom Papai Noel, do estúdio, decoração e outros.
  • Se adicionar 2 horas a mais daria para clicar outras 20 famílias.

Vale lembrar que profissionais daqui e de fora atuam com força nessa época do ano clicando sessões natalinas em diferentes formatos e preços. Uma época de juntar a família e com grandes oportunidades para fotógrafos. Lembrando ainda que existem empresas que trabalham em shoppings por todo o país clicando em escala centenas de pessoas por dia. Ganham no volume e vendem fotos avulsas na hora. Também um grande negócio. Seja como uma coisa é certa. Dá muito trabalho e envolve esforço.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.