3 anos atrás | Diogo Amorim

Exposição Circuito PhotoTruck estará nas estações do metrô de São Paulo

Exposição estará nas estações de metrô da ViaQuatro. Imagens mostram olhar de jovens de escolas públicas de diversas regiões do país.

por Revista FHOX

O projeto Circuito PhotoTruck tem levado fotografia para várias crianças, jovens e professores de todo Brasil. O caminhão itinerante de fotografia já passou por mais de 39 instituições de ensino de 26 cidades brasileiras das regiões nordeste, sudeste, centro-oeste e sul. Essa iniciativa tem por objetivo apresentar a arte fotográfica, como um instrumento de percepção e transformação social.


O PhotoTruck rodou o país sensibilizando olhares através de oficinas repletas de saberes fotográficos, onde o tema proposto foi “Qual sua mensagem para o mundo?”. Os mais de 7.600 participantes puderam mostrar seu olhar com lindas imagens e mensagens para a inspiração de todos.

A exposição chega agora nas estações de metrô da ViaQuatro, em São Paulo. Nos meses de novembro e dezembro de 2017, e janeiro de 2018, a mostra passará pelas estações Paulista, Luz e Fradique Coutinho, respectivamente.

O projeto foi feito via Lei Rouanet pela AF Imagens, em parceria com a ImageMagica. Nas imagens apresentadas, temos uma pequena amostra dessa produção que revela imagens significativas e compartilham sentimentos de observadores atentos e curiosos.

Esse projeto acredita que a fotografia é uma linguagem universal que tem o poder de fazer os alunos e comunidade refletirem sobre o mundo em que estão inseridos. Dessa forma, os participantes foram estimulados a exercitar a criatividade e o pensamento crítico, podendo ter uma experiência inesquecível.

AF Imagens
Fundada em 1996, a AF Imagens realiza projetos culturais que vão desde documentários fotográficos a projetos educacionais e de humanização, sempre envolvendo a fotografia como principal ferramenta de trabalho. Com mais de 20 anos de existência, já realizou projetos por diversas regiões do Brasil, além de exposições em locais de grande circulação em parceria com grandes instituições, como o Metrô de São Paulo, APAE, Universidade de Passo Fundo/RS, e Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto/SP.

ImageMagica
Fundada pelo fotógrafo André François em 1995, a ImageMagica desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos. Por meio da fotografia, a organização aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo.

A ImageMagica é afiliada à ONU (Organização das Nações Unidas), pelo Departamento de Informação Pública (DPI) desde 2006; suas ações foram premiadas pela International Union for Health Promotion and Health Education em conferência realizada pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). André François foi finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation, além de receber importantes premiações nacionais e internacionais, como as organizadas pela Fundação Conrado Wessel, Syngenta, entre outras.

Saiba mais em: www.imagemagica.org / facebook.com/imagemagicapage

Serviço:
Exposição Circuito PhotoTruck – ViaQuatro:
Novembro – estação Paulista
Dezembro – estação Luz
Janeiro – estação Fradique Coutinho