Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Eu, colaborador da iStock

Modelos contratados para sessão de fotos em vários ambientes do hotel

A iStock by Getty Images tem uma sugestão para fotógrafos e videomakers aumentarem a renda: tornarem-se colaboradores do banco de imagens. Hoje, no Brasil, eles somam cinco mil pessoas concentradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Sul e Nordeste; no mundo todo são mais de 250 mil colaboradores. A mensagem faz parte de uma programação de recrutamento pelo País. “O banco de imagens é mais uma fonte de renda para fotógrafos que têm muitas fotos em HD que não utilizam mais; por que não pegar esse conteúdo e jogar no acervo?”, comenta a gerente sênior de Conteúdo Criativo da Getty Images Renata Simões.

[media-credit name=”Cokada/iStock by Getty Images” align=”aligncenter” width=”800″]cokada[/media-credit]

A primeira ação da empresa foi a realização do workshop iStocklypse em 22 de março, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de 37 colaboradores locais. Durante a jornada, palestras, debates e sessões de fotos que explicaram itens importantes para que fotógrafos e videomakers tenham sucesso nas vendas ao se tornarem colaboradores.

Tendências – O diretor de Conteúdo Criativo da Getty Images Andrew Delaney resumiu as tendências visuais identificadas pela empresa – virtualidade, audácia feminina, sem filtro, explosão de cores, ingenuidade e vizinhança local –, com base em mais de 400 milhões de imagens baixadas nos domínios da Getty Images em todo o mundo. O estudo também avança na área do vídeo, como as cores mais procuradas pelos clientes nos últimos 12 meses (verde, vermelho, azul, marrom e amarelo).

Modelos contratados para sessão de fotos em vários ambientes do hotel
[/media-credit] Modelos contratados para sessão de fotos em vários ambientes do hotel

Quando o assunto é Brasil, os temais mais procurados são Carnaval, Natal, festa de Ano Novo, Páscoa, Dias das Mães e dos Pais, mulheres trabalhando, viagens, negócios e estilo mobile – imagens do cotidiano feitas por um smartphone. Segundo Renata, detalhes das imagens fazem a diferença. “O cliente que busca conteúdo regional sabe que um bolo brasileiro é diferente dos que são feitos lá fora. Um bolo de brigadeiro só vai ter aqui.”

Além da relevância do conteúdo das imagens, assuntos como direitos autorais e passo a passo de como fazer upload das imagens geraram participação intensa da plateia. Sob orientação de Delaney, os participantes ainda puderam fotografar modelos em locações de um hotel de modo que aquelas imagens façam parte do acervo da empresa.

Delaney e sua palestra sobre tendências visuais
[/media-credit] Delaney e sua palestra sobre tendências visuais
Como ser colaborador

O fotógrafo interessado em colaborador da iStock deve enviar amostra do portfólio para o e-mail conteudo@gettyimages.com.br. Um time de especialistas analisará e comentará o estilo das imagens.

Renata Solimões: dicas de que os clientes pedem quando o assunto é Brasil
[/media-credit] Renata Solimões: dicas de que os clientes pedem quando o assunto é Brasil