News 3 semanas atrás | Redação

Estudo mostra que selfies passam imagem (percebida) de insegurança e solidão

Ao menos é o que indica a pesquisa de universidade norte-americana. E se refere a imagem que as pessoas fazem de quem posta muitas selfies

por Revista FHOX

A pesquisa da Universidade do Estado de Washington analisou contas de Instagram de 30 estudantes universitários. Depois esses mesmos jovens tiveram suas contas analisadas por 100 estudantes. De acordo com a pesquisa, quanto mais selfies, maiores as chances de quem observa perceber a pessoa com problemas de autoestima. Na outra ponta do estudo, pessoas que posaram para outras pessoas (sem selfie) são percebidas como mais sociáveis, abertas e seguras. Chris Barry, um dos psicólogos líderes do estudo, disse para a revista Fast Company que “”Uma teoria é que, talvez, a ‘posie’ é vista como mais natural. Se nós conhecêssemos aquela pessoa na vida real, veríamos ela daquela forma. Já a selfie não é natural e é mais extravagante”.

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

Importante destacar que esse estudo não fez relação entre a personalidade e o estado psicológico de quem posta selfies. O que na prática quer dizer: é uma percepção que as pessoas fazem o que não quer dizer que seja verdade. Mas é aquela velha história: a impressão é a que fica…

Outro detalhe da pesquisa: pessoas que assumiam ser mais neuróticas ou com problemas psicológicos foram percebidas no Instagram como indivíduos mais saudáveis e positivos.

“As pessoas postam por muitos motivos. Os post não são necessariamente uma janela para conhecer a personalidade de alguém” disse Barry.

Seja como for, fica mais um argumento para fotógrafos com seus possíveis clientes. Não faça selfie! Contrate um profissional para não parecer solitário ou inseguro.

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.