Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Essa é a fotografia vencedora do prêmio World Press Photo

Straight Voice Yasuyoshi Chiba, Japan, Agence France-Presse

A foto de um jovem iluminado pelas luzes de smartphones enquanto recita poesia. Ele posicionado entre a multidão de manifestantes a favor de um governo civil no Sudão. O protesto fotografado reivindicava o regresso de um governo civil no Sudão, onde os militares assumiram o poder após derrubarem o ditador Omar al-Bashir, em abril. A imagem foi a vencedora o prémio de fotografia internacional World Press Photo. O autor é o japonês Yasuyoshi Chiba. Ele também é editor de fotografia da agência de notícias francesa AFP e atua na região de África Oriental e Oceano Índico.

A fotografia foi clicada no Sudão em 19 de junho do ano passado. O clique também venceu a categoria “Notícias gerais”. Chris McGrath, fotógrafo da Getty Images e do júri do prêmio, disse que considerou que a imagem vencedora o símbolo da “agitação em todo o mundo de pessoas que reclamam mudança”. World Press Photo é uma das mais importantes premiações de fotografia mundiais. Esse ano foram 4.282 fotojornalistas que inscreveram 74 mil fotografias. Foram premiados 44 profissionais, de 24 países.

Veja a galeria completa dos vencedores e vídeos com relatos dos fotógrafos sobre as imagens premiadas. https://www.worldpressphoto.org/news/2020/winners-announced/39820