News 4 semanas atrás | Redação

Entendendo a celebração do Dia Mundial da Fotografia

O dia 19 de agosto comemora os 180 anos da arte de fotografar. Você sabia a comemoração da data só começou a ser feita em 1991?

por Revista FHOX

A celebração do dia mundial da fotografia ocorre porque 19 de agosto de 1839, data de reconhecimento da invenção do processo do daguerreótipo. Criado por Louis-Jacques-Mandé Daguerre em 1837. A ideia desenvolvida pelo francês foi apresentada para a Academia Francesa de Ciência e confirmada e apresentada para o mundo oficial naquela data de agosto. Curioso, é que tal reconhecimento só passou a valer mundialmente a partir de 1991. E foi graças ao fotógrafo indiano OP Sharma que ela se tornou global. “A ideia surgiu em 1988, quando repetidas vezes, em várias publicações que traziam a história da fotografia, me deparei com essa data: 19 de agosto de 1839” , disse o fotógrafo para a revista Harmony – Celebrate Age . Aquela data foi quando o governo francês anunciou a invenção do processo de daguerreótipo da fotografia como um “presente para o mundo”. Sharma então propôs a ideia para 150 fotógrafos respeitados da Photographic Society of America e de outras organizações fotográficas respeitadas. Então, no começo de 1991, diversas associações passaram a celebrar o Dia Mundial da Fotografia. 

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

Louis Daguerre

Vale ressaltar que cada foto que era produzida no processo do Daguerre era única. Não dava para reproduzir outra foto igual. E que a invenção foi uma evolução do trabalho do inventor e sócio de Daguerre, Joseph Niépce. Ele criou o método que antecedeu e ajudou a tornar possível a daguerreotipia. Logo, a primeira imagem foi criada por Niépce em uma chapa de estanho em 1826. Depois da morte do inventor, Daguerre sofisticou e avançou com o processo criando sua própria forma de gerar fotos. A venda para a Academia Francesa de Ciência ocorreu em troca de uma pensão anual de 6 mil francos e uma bolsa de 4 mil francos. O processo foi anunciado para o mundo no dia 19 de agosto de 1839. Uma das primeiras fotos criadas por Daguerre é uma fotografia de rua. Como a exposição levava entre 10 e 15 minutos, as pessoas que caminhavam pelas ruas de Paris não aparecem na cena (tirando um homem que ficou parado durante o registro). 

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.