Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Dois Irmãos: Fotógrafo lança livro sobre processo criativo da minissérie

Baseada no livro homônimo de Milton Hatoum, a minissérie Dois Irmãos estreou esta semana na Rede Globo e já vai ganhar um complemento para os fãs: o livro “Fotografias – O processo criativo dos atores de Dois Irmãos”, que reúne um compilado de mais de cem fotografias em preto e branco captadas pelas lentes do fotógrafo Leandro Pagliaro, nas quais mostram os atores em diversas etapas durante a preparação e composição dos personagens da trama. A obra chega as livrarias no próximo dia 17.

[media-credit name=”Leandro Pagliaro” align=”aligncenter” width=”800″]dois irmãos[/media-credit]

Leandro acompanhou o elenco ao longo dos três meses de preparação dos atores, feita pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. “No inicio eu era mais discreto e tentava ser o mais invisível possível. Aos poucos, conforme eles iam se encontrando no personagem, eu me aproximava cada vez mais. A câmera acabou se tornando um elemento do processo, um personagem que contracena”, conta.

[media-credit name=”Leandro Pagliaro” align=”aligncenter” width=”984″]dois-irmaos07[/media-credit]

Segundo o fotógrafo, a ideia de documentar a preparação surgiu do diretor, que tinha a proposta de realizar um ensaio fotográfico em movimento, mostrando as diversas etapas da composição dos personagens. A parceria entre os dois já vem de tempos: Leandro, que atuava como fotógrafo de moda, se juntou ao diretor em 2012 para registrar os bastidores e a preparação dos atores para a serie Subúrbia. De lá pra cá, a parceria se estendeu a quadros, minisséries e até novelas como Meu Pedacinho de Chão e Velho Chico.

[media-credit name=”Leandro Pagliaro” align=”aligncenter” width=”800″]dois-irmaos08[/media-credit]

Além das fotos, uma série de textos. Entre eles, uma entrevista de Milton Hatoum, a visão da preparadora de atores Tiche Viana e depoimentos do elenco sobre o trabalho de imersão no processo criativo.

[media-credit name=”Leandro Pagliaro” align=”aligncenter” width=”800″]dois-irmaos04[/media-credit]

[media-credit name=”Leandro Pagliaro” align=”aligncenter” width=”800″]dois-irmaos06[/media-credit]

Processo de preparação dos atores

O processo de criação do diretor é composto por diferentes etapas. Em um primeiro momento, Luiz Fernando Carvalho apresenta ao elenco as coordenadas estruturais dos temas que serão pesquisados. É feito então um trabalho com máscaras neutras, onde os atores se desprendem de expressões faciais e enfatizam o trabalho corporal. “É como se os atores se limpassem por completo de personagens antigos e virassem uma tela em branco”, explica o fotógrafo.

[media-credit name=”Leandro Pagliaro” align=”aligncenter” width=”800″]dois-irmaos03[/media-credit]

Em seguida, os atores assistem a seminários com pensadores e intelectuais que tragam inspiração e informação à equipe. Já na segunda etapa, o elenco passa a experimentar os personagens em um processo criativo que envolve uma série de oficinas práticas, onde se dá inicio a investigação, acessando a imaginação e a experiência sensorial através de jogos e técnicas. Durante a última etapa, os atores são caracterizados como seus personagens e vendados, começam a se relacionar armados apenas da imaginação.

[media-credit name=”Leandro Pagliaro” align=”aligncenter” width=”800″]dois-irmaos05[/media-credit]