News 4 meses atrás | Flávio A. Priori

DJI adicionará detectores de aeronaves em todos os seus drones

Objetivo é evitar colisões e acidentes aéreos, todos os modelos acima de 250g terão tecnologia

por Revista FHOX

A fabricante de drones DJI anunciou que irá implementar em todos os seus drones acima de 250g sensores que iram detectar a presença de aviões e helicópteros. A tecnologia AirSense, que até o momento só é usada em alguns modelos profissionais, fará parte de toda a linha da empresa a partir de 2020.

drones

Leia mais: DJI ANUNCIA OFICIALMENTE NOVA CÂMERA DE AÇÃO

Todos os equipamentos irão trabalhar com sinais do tipo ADS-B — que já são usados em aeronaves para determinar sua localização. Quando os drones detectarem esse sinal, irão informar o usuário na tela de controle, incluindo um aviso especial caso o aparelho esteja na rota de colisão. Com essas informações, caberá à pessoa remover o drone da área de perigo.

A empresa fez um vídeo (em inglês) detalhando como o sistema funciona.

Essa ação faz parte de um planejamento da DJI que visa reforçar pontos importantes na segurança do manuseio desses equipamentos. A empresa propõe um plano chamado “Elevating Safety” (Elevando a segurança), na qual elabora 10 pontos para serem seguidos por empresas de drones, indústria aeronáutica e governos. A ideia é estabelecer padrões claros de segurança e instrumentos de fiscalização bem definidos por parte do poder público.