Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

DJI dominando o mercado mundial de drones

A fabricante chinesa de drones tem 87% de participação mundial na venda de drones. Estudo indica que a marca estaria perdendo espaço em alguns nichos

O estudo publicado pela SkyWatch.AI (seguradora de drones nos EUA) mostra que a DJI é a maior fabricante do mundo. O que não chega a ser novidade, já que outras pesquisas de anos passados já mostravam isso. A diferença é que agora a pesquisa da seguradora indica algumas ameaças no horizonte. Sobretudo na parte de drones comerciais. Primeiro, vale destacar a incrível participação com quase 90% nas vendas de drones. Contudo, em 2018 a pesquisa da SkyWatch mostrava que a DJI tinha 94% de participação de mercado. A queda em 2021 para 87% se deve justamente a mais concorrentes. Caso da Autel e Skydio. A Autel tinha 1% do mercado em 2018 e saltou para 5% em 2021. A Skydio tinha 1.5% e foi para 6.3% no mesmo período. O relatório da seguradora indica outra tendência: o valor médio dos drones segurados subiu em 22%. O que se explicaria pela procura por modelos cada vez mais sofisticados.

line graph describing how the total average price of a commercially insured drone is increasing
Bar graph describing how a major drone company, dji, is losing market sharek

Fora o avanço dos concorrentes, a DJI perdeu força devido ao impacto da guerra comercial dos EUA e China (no governo Trump). Lembrando que a fabricante chinesa de smartphones Huawei também teve esse impacto. Os norte-americanos compraram menos drones da DJI nos Estados Unidos (maior economia do mundo) justamente por ter aumentado a desconfiança com os produtos chineses naquele país. No caso da Huawei o problema foi maior pois ela até foi banida do sistema Android.