News 3 anos atrás | Redação

Dicas para corrigir erros comuns de composição

Os sites Petapixel e Dpreview postaram um vídeo que mostra como evitar os deslizes mais comuns na hora de compor imagens de impacto

por Revista FHOX

4_composition_mistakes

Criar uma bela fotografia é um processo trabalhoso. Mais do que regras, muitas vezes é um trabalho subjetivo. Contudo, o fotógrafo Evan Ranft postou algumas dicas que podem ajudar quem tem problemas nesse quesito. O profissional tem um canal de vídeos no YouTube com publicações frequentes e cheias de dicas úteis.

the_look_out

O vídeo de Ranft indica os 4 erros mais comuns quando o assunto é composição. São eles:

1. Desviar a atenção. Isso ocorre quando não se enfatiza um único assunto (prestar atenção em destacar o objeto ou personagem principal na foto. E para tanto é preciso tomar cuidado com o fundo).
2. Prestar atenção para onde o retratado olha (de preferência não deveria olhar para fora da cena). Para que não deixar a imagem com espaço negativo confuso.
3. Não usar as linhas de fundo para indicar o assunto principal.
4. Ser preguiçoso: isso quer dizer buscar sempre a melhor composição para a foto.

>> Luz natural x flash fora da câmera

Assista ao vídeo completo e lembre-se que você pode ativar a tradução automática no Youtube para as legendas em português.

Lembre-se da famosa frase do lendário fotógrafo, Ansel Adams: “não existem regras para boas fotos, apenas boas fotografias.” Então, o melhor mesmo é saber toda a técnica para quando precisar, poder quebrar (ou dobrar) o que é estabelecido pela “boa fotografia”.