Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Dicas para capturar fotos noturnas

Crédito: iStock

Saiba como configurar a câmera para tirar fotos perfeitas

Se você já é um fotógrafo profissional, está apenas iniciando os seus estudos sobre o assunto ou mesmo só é um curioso, fato é que as técnicas de fotografia são muito interessantes e podem te ajudar inclusive a tirar fotos do dia a dia com câmeras mais simples. O primeiro passo importante para entendermos como a fotografia funciona é entendê-la estritamente relacionada com a luz, e, por isso, tirar fotos em ambientes escuros é um desafio e tanto. Para evitar fotos superescuras e até borradas, muitas câmeras atualmente já contam com reguladores de luz, que vão te ajudar a tirar fotos em ambientes escuros. Vamos a algumas dicas!

Dicas fundamentais

Quem é iniciante no mundo da fotografia ou, especialmente, quem é iniciante no mundo da fotografia em ambientes escuros deve se atentar a alguns pontos importantes na hora de preparar a foto. Os reguladores de luz, como dito anteriormente, são identificados pelo ISO, pelo diafragma e também pela velocidade do obturador (ou o tempo de exposição). Estes são elementos fundamentais para que a foto tenha uma boa nitidez e balanço de luz. 

Outro ponto fundamental é se atentar à estabilidade da câmera na hora de bater a foto; afinal, isso evita que as fotos fiquem tremidas (o que inclusive atrapalha na captação de luz).

Dicas para regular os controladores de luz

A velocidade do obturador da câmera é importante para bater as fotos em ambientes escuros (e também em ambientes claros), pois é ela que capta mais ou menos luz, além de também ser capaz de captar imagens em movimento; basicamente, quanto mais velocidade o obturador tiver, melhor será a captação de movimentos e menor será a quantidade de luz que a máquina conseguirá imprimir. 

Da mesma maneira, o diafragma da câmera controla a quantidade de luz e a profundidade, ou seja, quanto maior a abertura do diafragma, maior a captação de luz e menor a profundidade; já o ISO regula o granulado das imagens, e fotos noturnas tendem a ter mais granulado (menos nitidez), devido à baixa luminosidade. 

Para fotos noturnas, portanto, o ideal é que você diminua a velocidade do obturador (configurando-a entre 2,5 s e 8 s) e evite fotos distantes, para não fechar o diafragma (configure a abertura para f2 ou f4). Dê preferência para o ISO configurado para mais de 100, e sempre fique atento ao visor, para evitar pouca luminosidade nas fotos.

Você também pode recorrer ao flash, mas com moderação, pois o ideal é sempre buscar uma foto mais natural, com o uso dos controladores de luz para captar imagens mais reais. Também é importante lembrar que, atualmente, há celulares em oferta que possuem ótimas câmeras no mercado, que já possuem configurações com controladores de luz, o que é ótimo para quem está começando!