Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Descobrindo nossa essência na fotografia

Acredito que você já se perguntou algumas vezes como descobrir seu estilo fotográfico. Esta é uma questão que “assombra” muitos fotógrafos e nem sempre é fácil de responder, pois está diretamente ligado à sua essência.

Quando não temos segurança no nosso trabalho não nos sentimos confiantes. A falta de confiança pode vir por alguns fatores como falta de experiência, indecisão, instabilidade econômica, ou por estar constantemente se comparando com os outros. Para mim, a comparação é o pior deles. Por quê? Você coloca a outra pessoa no foco, sou seja, sua vida e seu trabalho ficam focados nela ao invés de focar em você, que é mais importante. Isso gera uma sensação de inferioridade e até de injustiça. Qual o final desta história? Frustração. 

Eu posso falar sobre isso, pois houve uma época em que muitas vezes comparei meu trabalho com o de outras pessoas e somente quando eu parei de olhar para os outros e comecei a olhar para mim é que meu trabalho começou a ser reconhecido em primeiro lugar por mim, e depois pelos outros. 

Você agora deve estar pensando, mas como faço isso?

O primeiro passo é olhar para dentro de si: Quem é você? O que você gosta de fazer? Quais são suas potencialidades e capacidades?  É uma pessoa mais extrovertida ou tímida? Gosta de criar coisas diferentes ou prefere ter um plano traçado? Gosta de interagir com as pessoas ou prefere “ficar na sua”? Todas estas características são incríveis e vão se refletir na escolha do seu nicho de atuação. Isso não impede que uma pessoa tímida seja um ótimo retratista. Por isso é tão importante ter este conhecimento sobre si para saber o que precisa fazer para alcançar o que você deseja.

Para ilustrar vou contar um pouco da minha história: logo que decidi ser fotógrafa já sabia que não queria trabalhar na área de eventos nem produtos. Com isso foquei na fotografia de família, especialmente newborn. Naquela época eu achava que este era o nicho perfeito para mim, pois adoro me comunicar com as pessoas e acredito que a família é o bem mais precioso que possuímos. O problema é que eu estava constantemente me comparando com outras fotógrafas e tinha a sensação de podia fazer algo mais. 

Uma das questões que me “travava” era dirigir a pessoa que eu estava fotografando e, por isso, decidi estudar este assunto mais a fundo. Conforme fui me aprofundando no assunto percebi que o que eu realmente gosto é de fazer retratos, especialmente de mulheres. Eu queria ter uma foto minha em que eu me achasse linda, mas especialmente que me visse plenamente naquela imagem e isso abriu meus olhos para ver que muitas outras mulheres possuem este mesmo desejo. Melhor ainda, eu podia usar meu trabalho para ajudá-las a se redescobrir. Muitas mulheres esquecem de si mesmas, voltando suas vidas para os outros, até que um dia se olham no espelho e não se reconhecem mais. A fotografia pode ser um poderoso instrumento para resgatar sua autoestima.

Com a minha história quero mostrar que quando nos abrimos para nos conhecer abrimos todos os sentidos para descobrir nossa verdadeira vocação. Não foi de um dia para o outro. Fiz cursos especializados, decidi passar por uma consultoria de imagem, mas principalmente abri meu coração e meus ouvidos durante uma peregrinação pelo Caminho de Santiago onde, através do silêncio, descobri minha vocação. Hoje me sinto feliz em usar a fotografia como forma das mulheres se redescobrirem e se amarem.

Lembre-se que VOCÊ É SEU NEGÓCIO. Por isso, não adianta nos compararmos com os outros. Quando mais autêntico você for, mais sucesso terá.

É a nossa atitude que vai influenciar no resultado do nosso negócio e da nossa felicidade. No momento que descobrimos nossa essência e trazemos ela para nosso trabalho, nos sentimos mais fortes e confiantes. Desejo para você este tipo de sucesso!

Bruna Veratti é especialista em retratos femininos e de perfil profissional e consultora de imagem. Sua vocação é auxiliar as mulheres a se descobrir através das fotos e do autoconhecimento. 

Site: https://brunaveratti.com.br/

Instagram: @brunaverattifotografia