Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Decoração com fotos: tendência, mas não só para fotos na parede

Pendurar fotos nas paredes de casa já vinha com força antes da pandemia. Importante entender também que o lado decorativo da fotografia se expandiu de forma ainda mais completa

A decoração com fotografia cresceu lá fora e segue avançando no Brasil. Na pandemia, famílias perceberam que poderiam deixar o ambiente mais animado com belas imagens. Seja da família ou de outros assuntos interessantes como paisagens e arte. O fato é que o caminho de expansão da área não se restringe só a foto na parede. Como o exemplo desse conteúdo recente mostrou: Negócio com foto: a tendência dos fotógrafos “designers de produtos” – FHOX. Logo, fotógrafos estão se tornando verdadeiros designers e pensando em soluções decorativas que envolvem elementos para deixar a casa mais bonita com fotografia. Seja com papel de parede com arte abstrata ou itens de casa com foto aplicada.

Expandindo um pouco mais, dá para notar o potencial de outros itens da fotografia como parte desse composto. Um álbum moderno e relevante para uma família não pode ficar no centro das atenções da sala de uma casa? A questão é: ele tem apelo decorativo e combina com a casa das pessoas para virar um elemento com essa funcionalidade? Nos últimos anos vimos encadernadoras pensando e especialistas chegando ao ponto de conversar com noivas e famílias para criar álbuns que combinam com a decoração da casa. O que só comprova a tendência estendida. O que mais é decoração com fotos: porta-retratos fazem parte desse universa? aplicação de fotografias nas paredes como o exemplo do papel de parede também?

Gray Malin Products by Gray Malin - issuu

Produto e serviço também caminham juntos. Do fotógrafo especialista no assunto oferecer uma consultoria para ajudar a embelezar a casa das pessoas ou de empresas. Esse papel faz parte do pacote ou será cobrado em separado? Esse trabalho atua em parceria com o arquiteto ou compete em algum nível? Me parece que uma atuação mais equilibrada entre os dois seja o melhor caminho. Instalação, manutenção e garantias também são pensamentos que devem fazer parte da reflexão de oportunidades e diferenciais para esse mercado.

About The Artist: Gray Malin - S'well Blog

A foto na parede entra em múltiplas possibilidades. Das coleções até o fotão gigantesco, a variação de aplicações também se expandiu. Talvez a questão que deva entrar em evidência é pensar além: como posso gerar recorrência com esse setor? Ou seja, como fazer para o cliente ter um produto serviço que retorne de alguma forma na casa das pessoas. E acredite: já tem gente fazendo isso inclusive na fotografia como decoração para a casa das pessoas e empresas. E por fim, no exemplo de Gray Malin que apresentamos recentemente ficou claro que o produto decorativo com foto pode e vai fazer parte da decoração com a arte do artista e talvez seja a nova fronteira de combinar a foto na parede com itens que decoram a casa com imagens sem ser um quadro. Aliás, Malin vende uma série de itens decorativos e a foto na parede está entre as ofertas.

O mais empolgante disso tudo é notar que as variações estão se sofisticando e esse mercado só deve crescer aqui no Brasil.

Entre os dias 7 e 11 de junho teremos o Wall – Semana da Fotografia na Parede com apresentações grátis e pagas. Um evento diferenciado que promete. Saiba mais clicando aqui: Wall – Semana da Fotografia na Parede (fhox.com.br)