News 3 anos atrás | Redação

De Fortaleza para o Brasil

Primeiro museu da fotografia no País está na capital cearense

por Revista FHOX

fachada-museu-da-fotografia-de-fortaleza_33185276882_o

De portas abertas desde março, o Museu da Fotografia Fortaleza entra no dia a dia dos cearenses, com seus programas de visita por estudantes, oficinas – como de câmara obscura –, palestras e workshops. “O museu vai por etapas e o importante são as possibilidades que surgem, de se tornar polo na Região Nordeste que tem grandes representantes da fotografia brasileira”, diz o curador Ivo Mesquita, que selecionou mais de 400 obras, de um total de duas mil, da Coleção Paula e Silvio Frota para inaugurar o espaço.

 

Frota é o idealizador do museu. Ao longo do tempo ele vem colecionando fotografias de autores nacionais e estrangeiros, o que o torna um dos mais importantes colecionadores particulares no Brasil.

Início – A coleção de Frota foi iniciada com o retrato “Menina afegã”, de Steve McCurry, feita nos anos 80. Ele se apaixonou pela imagem e a partir daí passou a se interessar pela fotografia; até então sua coleção era dedicada à pintura. Quando a coleção de fotografia se tornou robusta, idealizou o Museu da Fotografia Fortaleza, instalado no prédio do antigo Instituto Brasil-Estados Unidos, totalmente reformado.

Segundo a proposta do museu, exposições itinerantes serão abrigadas pelo espaço. Um dos destaques do acervo permanente são as fotografias de Chico Albuquerque, o cearense que se dedicou à fotografia publicitária.