News 2 meses atrás | Leo Saldanha

David Bailey: “Os smartphones tiraram o trabalho de fotógrafos”

por Revista FHOX

Lendário fotógrafo britânico que fotografou os Beatles, Mick Jagger, a princesa Diana, a Rainha da Inglaterra e outras celebridades foi destaque na imprensa internacional após a afirmação polêmica

David Bailey (81) fotografou para a Vogue nos anos 1960 e ganhou fama e respeito com seu trabalho de retratos a partir daquela época. O fotógrafo disse em entrevista recente em Londres para o jornal britânico The Telegraph que a mulher dele hoje fotografa melhor do que ele só usando o Instagram. Na opinião dele os smartphones acabaram com a era dos grandes fotógrafos. E que hoje existem muito mais fotógrafos bons com smartphone bem melhores do que ele inclusive. O que segundo ele tem relação direta com os aparelhos móveis facilitando a vida de quem fotógrafa já que esses dispositivos geram fotos cada vez melhores. “Com os smartphones qualquer pessoa cria imagens fantásticas” disse. Ele estava em Londres para promover o novo livro Sumo.

David Bailey photographing fashion model Marie Helvey at home in London, August 8th 1977 CREDIT: BEN MARTIN/ARCHIVE PHOTOS

Durante o lançamento da publicação o editor chefe da revista GQ britânica perguntou para ele: então a era da fotografia como conhecíamos acabou? A resposta do fotógrafo foi: “não teremos outros David Baileys por aí. Creio que os fotógrafos do tipo estrela é uma coisa do passado. A lista de super celebridades fotografadas por ele inclui nomes como Michael Caine, Mia Farrow, George Michael e Frank Sinatra. Isso só para citar alguns.

Leia também: R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox

Recentemente publicamos um episódio do FHOXCast com a entrevista de Sebastião Salgado para Pedro Bial no programa Conversa. A visão do famoso fotógrafo brasileiro é um tanto similar ao do britânico. Em especial, a opinião de Salgado justamente sobre a fotografia com smartphone. Algo que segundo ele não é fotografia, mas sim uma nova linguagem. Para ele, a foto só é foto quando pode ser tocada. Ele também falou do seu trabalho, do novo governo, da fotografia em preto e branco e seu poder mágico e muito mais. Você pode ouvir clicando no link abaixo.

Para ouvir clique aqui: FHOXCast – Sebastião Salgado: “Estamos no limiar do desaparecimento da fotografia”

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!