News 11 meses atrás | Flávio A. Priori

Creative Commons lança novo site de busca de imagens

ONG lança novo motor de busca para imagens que se aplicam ao seu modelo de licença de uso

por Revista FHOX

A Creative Commons, ONG que viabiliza o compartilhamento de obras de diversos meios de forma gratuita, lançou um novo site para busca de imagens sob sua licença. O portal conta com mais de 300 milhões de arquivos.

Além do novo visual, o CC Search promete um sistema de busca mais rápido e com respostas mais relevantes ao usuários. Uma interface mais limpa, melhor navegação e filtros de busca e um design alinhando com a política da ONG são fundamentos que estão por trás desse lançamento.

Nesse novo sistema as imagens serão pesquisadas de 19 coleções distintas, incluindo materiais de museus, trabalhos de sites como Behance e DeviantArt, fotos do Flickr e designs do Thingiverse.

Creative Commons

Nos planos da organização está o projeto de adicionar textos e áudios ao sistema de busca ainda em 2019. Inicialmente o trabalho foi focado nos arquivos de imagem para determinar como será o feedback dessa nova etapa. Outros planos passam também por incluir filtros avançados e uma interface melhorada para mobile.

No blog oficial do Creative Commons eles explicam passo a passo e há inclusive instruções para quem quiser ajudar no projeto, já que toda a codificação do CC Search é Open Souce.