News 1 semana atrás | Leo Saldanha

Covid-19: a colaboração da Fujifilm e Canon vai muito além da fotografia

As duas fabricantes japonesas foram destaque na mídia mundial por conta de iniciativas de suas divisões de saúde

por Revista FHOX

Nessa última saiu a notícia sobre o remédio produzido pela Fujifilm com resultados positivos no combate aos efeitos do novo coronavírus. O medicamento Avigan (também conhecido como favipiravir) já tinha sido usado no passado no combate ao surto de Ebola. As autoridades chinesas usaram o Avigan com resultados iniciais promissores. A Exame publicou sobre o fato: O medicamento favipiravir, também conhecido pelo nome comercial Avigan, apresentou testes eficientes no combate ao coronavírus.  Zhang Xinmin, um oficial do ministério de ciência e tecnologia chinês, disse que a droga teve resultados encorajadores em testes clínicos feitos com 340 pacientes em Wuhan e Shenzhen. De acordo com os exames, os pacientes infectados testaram negativo para o vírus cerca de quatro dias depois do início do tratamento. Ainda não há aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso desse produto no Brasil. O medicamento é usado no Japão para tratar de outras variedades de gripe. Em 2016, esse mesmo fármaco foi usado como um auxílio emergencial na epidemia de Ebola na Guiné. A droga ainda precisa passar por uma aprovação governamental para ser usada no tratamento da covid-19, já que foi inicialmente desenvolvida para o tratamento de gripe.

As ações da Fujifilm subiram consideravelmente nos últimos dias por conta disso. A divisão de saúde da Fujifilm é uma das divisões mais promissoras da marca.

A outra notícia é também sobre a divisão de saúde, só que dessa vez da Canon. A fabricante anunciou estar desenvolvendo um kit de teste genético rápido para a identificação da Covid-19. Esse tipo de teste é super importante na luta contra a pandemia. A Canon já tinha desenvolvido testes rápidos em kits para Ebola e Zika. As ações da Canon Inc. Também subiram nos últimos dias depois desse anúncio. O fato é que várias marcas da fotografia estão com força na parte de saúde. E é ótimo ver dois importantes players atuando de forma efetiva nesse momento tão delicado.

Leia também: mais de 30 medidas concretas para encarar o momento delicado com a Covid-19