News 1 mês atrás | Thalita Monte Santo

Funarte lança bolsas de pesquisa em incentivo à conservação fotográfica

Serão concedidas cinco bolsas de R$ 40 mil cada uma. A iniciativa é uma homenagem à Solange Zúñiga

por Revista FHOX

Para estimular os estudos no campo da conservação e da preservação fotográfica, a partir projetos de pesquisa com textos inéditos, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) publicou a primeira edição do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga. 

O programa será realizado por meio do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF), integrante do Centro de Artes Visuais da Funarte. Serão concedidas cinco bolsas de R$ 40 mil cada uma.

Conservação Fotográfica

As inscrições vão até 29 de agosto e deverão ser realizadas exclusivamente pelo correio, por meio de formulário de inscrição disponível no edital (acesse aqui).

A oportunidade é direcionada a pessoas físicas, residentes em qualquer lugar do Brasil, que atuem nas áreas técnicas relacionadas ao concurso.

O processo seletivo inclui três módulos de concorrência. São eles:

1 – Ações e estudos sobre conservação e restauração fotográfica no Brasil – duas bolsas serão concedidas no módulo;

2 – Ações e estudos sobre digitalização e preservação digital de acervos fotográficos no Brasil – duas bolsas; 

3 – Ações e estudos realizados sobre processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX – nesse módulo será concedida uma bolsa.

Homenagem à Solange Zuñiga

Solange Zuñiga era doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e foi diretora do antigos departamentos de Artes e de Pesquisa e Documentação da Funarte.

Lá foi responsável pela concepção, desenvolvimento e coordenação do Programa Nacional de Preservação e Pesquisa da Fotografia a instituição que originou o CCPF. 

“Solange Zuñiga foi uma incentivadora da pesquisa no campo da conservação fotográfica, no qual alcançou grande prestígio, tanto no Brasil como em outros países da América do Sul”, comenta Sandra Baruki, coordenadora do CCPF.

Ela também participou da equipe de historiadores responsável pela concepção, implementação e coordenação do projeto do Centro de Pesquisas Históricas da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Sobre as bolsas

Os interessados podem tirar dúvidas através do e-mail: edital.ccpf@funarte.gov.br