News 5 anos atrás | Diogo Amorim

Confira longas-metragens que trouxeram a fotografia como trama

Inspire-se com os indicados ao Oscar 2016 e assista filmes sobre fotógrafos reais e fictícios, alguns dos filmes listados foram indicados, em sua época, pela Academia

por Revista FHOX
Cena do filme "As Pontes de Madison", com Meryl Streep e Clint Eastwood, que interpreta um fotógrafo da National Geographic.
Cena do filme “As Pontes de Madison”, com Meryl Streep e Clint Eastwood, que interpreta um fotógrafo da National Geographic.

A profissão de fotógrafos e fotógrafas serve de inspiração para diversos roteiros cinematográficos.

Na lista é possível encontrar filmes baseados em histórias reais como Repórteres de Guerra, (título original The Bang Bang Club) de 2010, baseado no livro biográfico “The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War”, ou ainda filmes ficcionais, Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock e o famoso super-herói e fotógrafo, Peter Parker, em O Espetacular Homem Aranha, de 2012.

Separamos alguns filmes que trazem essa temática. Pegue a pipoca e boa sessão!

Mil Vezes Boa Noite (2013)

A fotógrafa Rebecca (Juliette Binoche) começa a acompanhar um estranho ritual de mulheres em um país africano. Após a simulação de um funeral, elas cuidam de uma integrante em particular, lentamente prendendo dezenas de bombas ao seu corpo. Em poucos minutos, o público descobre junto da protagonista que esta é a preparação de um ato terrorista. Rebecca segue os atos até a inevitável explosão. Ferida e sangrando, ela ainda se aproxima dos corpos para tirar novas fotos.

5 dias de Guerra (2011) (disponível na Netflix)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um jornalista americano, seu cinegrafista e uma garota da Geórgia que acabam presos atrás das linhas inimigas, quando a Rússia invade o território, em agosto de 2008. Eles conseguem registrar terríveis crimes de guerra e vivem momentos importantes da história daquela região.

Repórteres de Guerra (2010)

Baseado em fatos reais, um grupo de repórteres tem a difícil tarefa de cobrir as primeiras eleições na África do Sul após o Apartheid. Além de riscos físicos, eles passam a acompanhar as dificuldades africanas: fome, miséria e descaso.

Cidade de Deus (2002) (disponível na Netflix)

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade.

Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. Por meio de seu olhar atrás da câmera ele analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

As Pontes de Madison (1995)

Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Meryl Streep recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Atriz, em 1996.

Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966)

Inspirado no conto de Julio Cortázar ”Las babas del Diabo”, o filme conta a história de Thomas (David Hemmings) um fotógrafo de moda. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo, Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá, Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.

Janela Indiscreta (1954) (disponível na Netflix)

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido. Hitchcock recebeu indicação em 1955 como melhor diretor por Janela Indiscreta, mas não levou a estatueta. E em 1968 recebeu o Oscar honorário.

O Espetacular Homem Aranha (2012) (disponível na Netflix)

Nesta nova versão da franquia do super-herói aracnídeo, o jovem Peter Parker aprende a lidar com seus superpoderes enquanto enfrenta seu arqui-inimigo Lagarto.

Closer – perto demais (2004)

Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.