News 7 meses atrás | Flávio A. Priori

Concurso Coral Vivo de Foto Sub lança e-book gratuito

Publicação traz as fotos participantes do concurso, além de entrevistas e outros dados sobre Recife de Fora

por Revista FHOX

A organização do Concurso Coral Vivo de Foto Sub lança um livro digital e gratuito com foco na beleza e biodiversidade do sul da Bahia. Com 165 páginas, ele apresenta, além das fotografias submetidas aos júris técnico e popular, detalhes da realização da competição, entrevistas com os campeões das duas divisões e com os jurados, e identificação das espécies fotografadas.

Jomar Braga

 

Realizada no final de março, auge do El Niño, a competição teve como Categoria Temática o branqueamento de corais. Assim, o e-book apresenta dados preliminares de estudo da Rede de Pesquisas Coral Vivo, que compara os efeitos do branqueamento no El Niño em fevereiro de 2016 com os mesmos pontos em 2019.

Leia também: CONCURSO CORAL VIVO DE FOTO SUB DIVULGA VENCEDORES

O Concurso Coral Vivo de Foto Sub foi realizado pelos projetos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, Coral Vivo e Meros do Brasil, pela Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub) e pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro (BA). O e-book pode ser pego através deste link.

Coral VivoDivulgação
Capa do livro

Na publicação, são transmitidas informações sobre o Parque Natural Municipal do Recife de Fora, que é uma unidade de conservação de Porto Seguro (BA) e uma das áreas prioritárias do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Ele foi criado em 1997, tem 17,5km², e fica a 5 milhas náuticas da costa. Essa unidade de conservação tem visitação diária limitada a 400 pessoas em trecho específico, tendo o restante da área protegida.

Nas entrevistas, tanto as duplas campeãs quanto os jurados contam um pouco sobre como começaram a se interessar por fotografia subaquática, lugares que mais gostam de mergulhar no Brasil, assim como curiosidades e desafios do Concurso Coral Vivo de Foto Sub. Durante a realização, aconteceu uma tempestade tropical, que deixou as águas mais turvas e com correntezas, e eles relatam isso e outros detalhes.