Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Como fazer a importação de equipamento fotográfico

crédito: iStock

Valor atrai, mas taxas de importação devem ser levadas em conta

Todo aspirante a fotógrafo sabe que para dar start na carreira é preciso adquirir o equipamento mínimo necessário. Isso inclui uma câmera profissional DSLR (Digital Single Lens Reflex) de boa qualidade, lentes, tripé, bateria, cartão SD, entre outros. Além do conhecimento teórico e prático, contar com esses aparatos agrega valor ao trabalho.

No entanto, esses aspirantes também sabem que o custo de todo esse equipamento é altíssimo. Uma boa câmera é comercializada por aqui por no mínimo R$3 mil reais, valor que pode afastar as pessoas desse ramo. Mas é preciso encontrar alternativas para economizar, e uma delas é fazer a importação desses itens.

Lá fora, o valor desses itens costuma ser um pouco melhor, visto que no Brasil existem impostos que também entram no cálculo. Portanto, comprar equipamento fotográfico de uma loja dos Estados Unidos, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem está procurando bons preços. É claro que nem todos têm a chance de viajar para o exterior e comprar in loco, mas as lojas virtuais podem conectar vendedores e compradores de países diferentes.

Cuidados ao importar equipamento fotográfico

É preciso ter bastante atenção ao realizar qualquer compra via internet . E quando o produto que você vai adquirir é importado, essa atenção deve ser redobrada. Isso porque vários fatores precisam ser considerados, como valores das taxas de importação, do frete e tempo de entrega da mercadoria, além da cotação da moeda em que o produto é vendido. Às vezes os contras superam os prós.

(Crédito: iStock)

Para começar, pesquise sobre a loja onde você vai realizar a compra. No eBay, por exemplo, um dos marketplaces mais conhecidos do mundo, os vendedores precisam estar cadastrados na plataforma e são avaliados a cada venda realizada. Confira se as avaliações são positivas e não se esqueça de checar se o vendedor entrega para o Brasil.

Depois, calcule o valor das taxas de importação incidentes sobre o produto que você vai adquirir. Para compras de até US$ 3 mil dólares, com frete e seguro inclusos, incide 60% de imposto simplificado. Alguns sites estrangeiros já mostram o valor total considerando todas as taxas de importação. Para saber mais sobre os cálculos e os diferentes tipos de impostos cobrados, acesse o site da Receita Federal (RF). 

Por fim, não se esqueça de calcular frete e tempo estimado de chegada da mercadoria. Se você está precisando do equipamento com certa urgência, talvez esperar 30 dias pela entrega não seja vantajoso.

Há prós e contras para a importação de equipamento fotográfico. Avalie se o valor final da compra, com todos os impostos inclusos, vale a pena.