News 3 semanas atrás | Leo Saldanha

Como a tecnologia ajuda (e atrapalha) os produtos impressos da fotografia?

Nunca tivemos tantas possibilidades na criação de produtos customizados. Então porque o padrão "mais do mesmo" segue como a regra de mercado?

por Revista FHOX

black camcorder on table beside pictures

Os fotógrafos que se destacam e que vão continuar no mercado fotográfico colocam seus esforços em produtos diferenciados. Um detalhe aqui, algo único ali e por aí vai. Não existe uma receitinha de como dar esse toque pessoal a oferta que será entregue aos clientes. Até porque esses mesmos profissionais fazem um equilíbrio entre a identidade deles e a capacidade de ouvir e criar algo para as pessoas. E se estamos falando de colaboração, a tecnologia tornou muito mais fácil e efetivo surpreender. Contudo, existe uma pegadinha.

person holding space gray iPhone 5s taking picture

O tecnológico que ajuda e atrapalha. Em um mundo dominado por smartphones e redes sociais, para que é mesmo que eu preciso de fotos? Se posso ver e curtir e compartilhar para que vou precisar de um álbum ou uma foto no papel em um produto impresso? Some a isso a tendência dos smartphones cada vez mais sofisticados e a falsa percepção acentuada pela fotografia criada por esses dispositivos. A era dos filtros e aparelhos super sofisticados tornaram a pessoa comum em alguém com acesso a fotografia “bonita e prática” na palma da mão. Os fotógrafos dizem que é o olho que faz a diferença e é verdade, mas é inegável que muitos clientes estão com noções fotográficas cada vez melhores.

Mais fácil então aceitar o que está evidente há muitos anos: o normal é a foto digital na rotina das pessoas. O que é novidade é uma fotografia personalizada que surpreende em algum produto que as pessoas nem imaginavam que poderiam fazer.

photo of assorted items on wooden table

Por que isso importa? porque o cliente tem a junção das fotos em abundância dessas telinhas e apps e esse novo comportamento “faça você mesmo” que vale até para as fotografias no dia a dia. O desafio cresce pois a oferta de profissionais não para de crescer e o ambiente competitivo mistura “todo mundo é fotógrafo porque tem um smartphone” e “parece que todo mundo virou fotógrafo profissional”. Exagero? Dê um Google para pesquisar a quantidade de fotógrafos na sua cidade. O que tanto fotógrafos e clientes não têm em comum na média do mercado hoje? um foco em produto diferenciado. Aliás, em qualquer produto impresso. E é aí que está uma oportunidade para quem deseja investir na diferenciação. E fazer isso com a ajuda da tecnologia.

selective focus photography of smartphone

Qual a alternativa? No mundo dos negócios existe a análise de oportunidades e ameaças. O que é curioso desse exercício é que normalmente o que é um problema externo também oferece oportunidade. Marcas de câmeras perceberam que os smartphones poderiam ser um aliado e começaram a facilitar a vida do usuário com envio rápido de fotos entre os dispositivos. Ou outros fabricantes do mercado fotográfico que criaram impressoras de bolso para smartphone. Para fotógrafos a tecnologia na palma da mão deve ser aliada, pois não podemos lutar contra ela.

Alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar e deve ser sua aliada…

How to Bring your Photo Books to life with Video! — LIVE SNAP LOVE

O QR code é um exemplo de junção oportuna. Você coloca no álbum ou produto impresso o QR Code. Não é uma tecnologia nova, mas ganhou vida renovada na pandemia. Pois dispensa toque e permite criar uma experiência digital mesmo em produtos analógicos. Os porta-retratos com trilha do Spotify ou com vídeos atrelados (ou áudios com mensagens variadas) estão criando uma nova forma de gerar encantamento para as famílias e nas mais diversas aplicações.

Custom Spotify Scannable Song Code and Picture Floating Glass | Etsy

person carrying action camera

Multimídia – esse caráter multimídia já virou questão obrigatória. Isso porque envolve justamente o uso de outras mídias que vão além da fotografia. Um slideshow ou vídeo atrelado ao QR Code pede o uso de outros recursos visuais. O fotógrafo investir e apostar nisso (na combinação de fotos, vídeos e animações) faz todo o sentido para os novos produtos da fotografia. 

Cercle à broder de photo idée de cadeau unique cadeau photo in 2020 |  Embroidered paper, Embroidery hoop art, Fabric postcards

Os produtos personalizados. A personalização é um caminho sem volta. E como funciona? é sobre conversar e entender o que aquela pessoa necessita e colocar a fotografia adaptada nisso. Uma festa de aniversário da filha que é apaixonada por música. Logo, o papel do fotógrafo é criar algo que envolva essa dinâmica (usando os recursos disponíveis citados nos itens anteriores) e combinar com a foto impressa. Pode ser a decoração da festa, fotos para redes sociais e afins. Para personalizar você precisa conversar e colaborar com o cliente. O resultado disso quando feito da forma correta gera fidelização, encantamento e recorrência. 

Creative DIY Gift Ideas for Men | From The Dating Divas | Photo flip book,  Valentines diy, Diy gifts for boyfriend

Faça você mesmo. A era do DIY só avança. É dar para as pessoas a capacidade de colaborar e criar junto com você. Novos produtos como diários e álbuns personalizados indicam essa tendência. De tornar possível ao cliente personalizar ele mesmo usando a fotografia. A dimensão do produto que pode ser personalizado nessas condições é outra. Já que a pessoa participa do processo criando em conjunto e aos poucos com o negócio de fotografia. Exemplo: álbuns para desenhar e escrever. Adesivos com álbuns fotográficos com figurinhas. Fotopresentes de montar. E por aí vai. Tudo depende de criatividade. Aqui também cabe criar minicursos e ensinar ao cliente como fazer isso. Logo, temos aqui dois produtos: o que envolve a foto impressa que pode ser personalizada e montada pelo cliente e o guia (em vídeo) mostrando como a pessoa faz para montar o produto. Também pode ser um tutorial escrito ou combinando texto, vídeo e fotos. 

black camera between photos

A questão do especialista. Todas as opções anteriores servem ao fotógrafo para se apropriar do perfil super especialista das memórias. Ou seja, um agente das fotos impressas que cuida em diferentes frentes das memórias (o legado) das famílias. Mas que pode atender outros segmentos com base nos mesmos fundamentos. 

Foto Go é a novidade da Go image para os fotógrafos em busca de renda extra  | FHOX

A agente de impressão de memórias. Está conectado com a opção anterior. Nesse caso específico trata-se de imprimir as fotos das pessoas. Seja de viagens, fotos antigas, relíquias. Serve para organizar, catalogar, imprimir, restaurar e criar novas peças impressas se assim o cliente quiser. Serviços como o FotoGo ilustram claramente essa tendência. Do fotógrafo como um responsável pelas fotos que ele fez das pessoas e também aquelas que as pessoas têm e esqueceram no HD, redes sociais e smartphone. 

6 Types of DIY Lamps to Gift on Mother's Day: http://bit.ly/2q8KwfE There's  something for the mom who is always updatin… in 2020 | Diy table lamp, Diy  lamp shade, Diy lamp

Todo conteúdo abordado acima envolve distintos produtos. Pode ser decoração com fotos, fotos, fotos, fotopresentes decorativos e inusitados, álbuns, revistas, mini álbuns, impressões para ações comerciais e corporativas. Fotos avulsas mas com embalagens únicas. O fato de podermos hoje criar tudo com foto (de joia e árvore de Natal fotográfica) traz só o limite da sua imaginação. Lembrando que a infinidade de opções também trata de substratos. E da importância de produtos de qualidade. Seja papel fine art, ou papel fotográfico, ou gráfico, ou metal e por aí vai. Entender as demandas de cada pessoa quanto a essas escolhas também é uma arte. 

Ou do contrário você faz o mais fácil. Como vimos anteriormente existe o fotógrafo sem produto ou aquele que oferece “mais do mesmo”. Com tantas possibilidades e um mercado tão competitivo é um risco seguir nessa linha da mesmice ou nem ter produto. A decisão é sua, claro. E o efeito no preço é quase certeiro. 

Se precisar de ajuda na formatação do seu marketing sugiro o novo curso online da Escola de Negócios FHOX: Marketing (é ) Básico.  Ou se preferir também pode ler o livro: Marketing Básico para Fotógrafos 

Se você precisa melhorar o seu produto então o caminho é o Foto+Produto. 

Se o desafio é formar seu preço do jeito certo então veja o ImagePrice. 

Precisando de ajuda personalizada e com orientação? Então é o R.U.M.O.