News 2 meses atrás | Leo Saldanha

Com a torcida perto do time

Ação de associação de torcedores do clube Borussia Mönchengladbach criou a iniciativa que foi bem sucedida e começa a ser replicada no Brasil

por Revista FHOX
Foto: Ina Fassbender

O campeonato alemão retornou em maio, mas as torcidas não podem estar presente fisicamente. Para “resolver” o problema, e ainda ajudar com as finanças, a associação de torcedores do Borussia Mönchengladbach lançou um plano no qual cada torcedor do clube vira um totem.

Segundo informações do jornal AGORA cada fotografia é feita de papelão no tamanho real dos torcedores. Os objetos são à prova d’água e vendidos por 19 euros (cerca de R$ 120). O torcedor ainda pagará mais 2,50 euros (R$ 16) como se fosse um ingresso simbólico do seu totem. A estreia vai ser no próximo sábado (23), quando Monche recebe o Bayern Leverkusen. A expectativa é grande, pois, até a última sexta-feira (15), cerca de 20 mil torcedores haviam comprado um lugar no estádio no Borussia Park, com capacidade para 57 mil pessoas. Clubes como o Corinthians e Atlético-MG e do interior paulista já estão indo para a prática e oferecendo meios para os torcedores ajudarem.

Segundo informações de jornais internacionais (de três semanas atrás) foram levantados 15 mil euros logo no começo da ação.

O torcedor ainda pagará mais 2,50 euros (R$ 16) como se fosse um ingresso simbólico do seu totem. A estreia vai ser no próximo sábado (23), quando Monche recebe o Bayern Leverkusen. A expectativa é grande, pois, até a última sexta-feira (15), cerca de 20 mil torcedores haviam comprado um lugar no estádio no Borussia Park, com capacidade para 57 mil pessoas.

Clubes como o Corinthians e Atlético-MG e do interior paulista já estão indo para a prática e oferecendo meios para os torcedores ajudarem.

A empresa de marketing esportivo Total Player, que tem parceria com vários clubes na venda de ingressos e em programas de sócio-torcedor, colocou em prática a promoção “Eu no Estádio”.

Os totens são confeccionados para um, dois, três e cinco torcedores. Os preços variam de R$ 30 a R$ 90. Quando for liberada a presença de público, eles poderão levar o objeto para casa.

“O que foi feito na Alemanha nos inspirou, mas nós já vínhamos pensando em alternativas para chamar o torcedor a participar, mesmo ainda sem saber quando os torneios vão recomeçar”, afirmou o ex-jogador Paulo Jamelli, um dos sócios da Total Player.

O primeiro clube a colocar os totens à venda foi o Novorizontino, equipe da Série A-1 do Campeonato Paulista e que vai encarar a Série D do Campeonato Brasileiro.

“Novo Horizonte é uma cidade pequena, mas muitos torcedores já vinham querendo nos ajudar de alguma forma”, afirmou Luís Prado, responsável pelo departamento de marketing do Novorizontino.

“Como é um lançamento recente, não temos ainda a quantidade de adesões, mas o interesse do torcedor está sendo muito positivo. Acreditamos que, quando ficar definida a volta dos jogos, as vendas vão ser muito boas”, completou Prado.

A Total Player fechou também com Botafogo de Ribeirão Preto, Juventus, Paulista de Jundiaí, Ponte Preta, Portuguesa Santista e Velo Clube de Rio Claro.

A empresa, que cuida da venda de ingressos para clubes de futsal, basquete e skate, pretende levar a iniciativa para esses esportes.

“Está claro que [eventos com pessoas em estádios] serão os últimos a voltar. Então, nós temos que criar alternativas para minimizar a diminuição das receitas”, comentou Jamelli.