News 2 anos atrás | Leo Saldanha

Carl Størmer: um dos pioneiros da fotografia de rua

Fotógrafo norueguês usava uma câmera escondida para fotografar a rotina nas ruas de Oslo no fim do século 19

por Revista FHOX

O estudante Carl Størmer (1874-1957) comprou uma câmera pequena e conseguiu esconder o apetrecho para clicar despercebido nas ruas de Oslo. A câmera ficava presa na roupa e o cabo com o disparador ia até o bolso da calça onde ele conseguia controlar e clicar tudo sem ser notado. O mais curioso é que ele criou o aparato para fotografar uma garota que ele havia se interessado. Størmer não conquistou a moça, mas descobriu uma nova paixão pela fotografia. E foi assim que ele iniciou a jornada pela fotografia de rua na cidade de Oslo e um dos pioneiros desse tipo de fotografia no mundo (quando tinha só 19 anos).

Segundo a biografia publicada pela Fellows of The Royal Society, Störmer fotografou de 1893 até 1897 e clicou quase 500 fotos de rua sem que os refratados notassem. Boa parte das imagens ocorreram na principal rua de Oslo, a Karl Johansgate. Segundo consta, Størmer saudava os pedestres para conseguir retratos mais espontânea. Dá para notar nas fotos alguns “‘modelos” mais desconfiados olhando para a câmera.

Størmer virou professor da Universidade de Oslo onde lecionou por mais de 40 anos. A fotografia continuou como uma paixão que o acompanhou durante toda a vida. Ele escreveu textos e fez experimentos sobre astrofotografia (fotografia da autora boreal). Quando tinha 70 anos ele organizou uma exposição sobre fotografia de rua. Saiba mais: Carl Størmer

>> Stanley Kubrick: fotojornalista e fotógrafo de rua

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.