News 3 semanas atrás | Redação

Crianças vítimas de queimaduras se tornam fotógrafas por um dia

Ação no PhotoTruck, propõe que as crianças construam uma mensagem para o futuro

por Revista FHOX

A cada ano, cerca de 11 milhões de pessoas sofrem queimaduras em todo o mundo. 1 milhão desses acidentes acontece no Brasil, sendo 40% deles com crianças. Além de cicatrizes que marcam a vida dessas vítimas para o resto da vida, os machucados interiores são muito mais dolorosos. Com o propósito de ajudar essas crianças a curar a dor emocional da recuperação, acontecerá nos dias 30 de junho a 03 de julho o Camp Samba, acampamento com crianças vítimas de queimaduras, no NR Acampamentos, em Sapucaí Mirim/MG.

Camp Samba

A iniciativa é da Burn Advocates Network (BAN), organização que realiza ações em diferentes países para melhorar a autoconfiança e autoestima das vítimas de queimaduras. Cerca de 50 crianças vivenciarão esses quatro dias recheados de diversão e brincadeiras.

O caminhão da fotografia

No penúltimo dia no Camp Samba, elas receberão a visita do PhotoTruck, o caminhão da fotografia da ONG ImageMagica (IMM), voluntária da ação. O PhotoTruck estacionará no acampamento com o objetivo de estimular a reflexão das crianças sobre o futuro usando a fotografia como uma ferramenta. Educadores da ONG ensinarão algumas técnicas de fotografia, como enquadramento e luz, para que as crianças criem suas mensagens para o futuro.

Fotógrafas por um dia

Cada uma delas receberá um celular, com o aplicativo Camino desenvolvido pela IMM, e fotografarão sobre o tema, além de escreverem uma legenda para complementar a mensagem. É construída também uma exposição com as fotografias das crianças no acampamento para ampliar a reflexão de cada participante e incentivar ainda mais a troca de seus olhares sobre o mundo.

Para completar a imersão no universo da fotografia, as crianças passarão por mais um momento único e mágico! Elas entrarão na câmara escura, espaço dentro do PhotoTruck que simula o interior de uma câmera fotográfica gigante. Ali, eles veem, ao vivo, a imagem de fora do caminhão projetada exatamente como acontece dentro das câmeras e até mesmo nos nossos olhos.

Serviço

  • Local: NR Acampamentos – Rua Jaguaribe, 48, Centro, Sapucaí-Mirim/MG
  • Data: 02 de julho
  • Horário: oficina 1 (14h às 15h), oficina 2 (15h às 16h).