News 4 semanas atrás | Flávio A. Priori

As câmeras usadas pelos vencedores do 2019 World Press Photo

Canon e Nikon são as marcas mais usadas pelos fotógrafos ganhadores

por Revista FHOX
Nature, Stories, Winner – “Falcons and the Arab Influence” © Brent Stirton, Getty Images for National Geographic

A edição 2019 do World Press Photo 2019 revelou seus ganhadores no último dia 11 de abril. Vários fotógrafos foram premiados por suas atuações dentro do fotojornalismo. Uma curiosidade comum nesses momentos é qual o tipo de câmeras que os profissionais usaram nos seus trabalhos.

O site espanhol Photolari colheu as informações disponíveis dos metadados das fotos de 45 fotógrafos para apurar quais modelos são os mais usados entre os premiados no evento. No campo das marcas, câmeras Canon é mais usada por 18 dos pesquisados, o equivalente a 46,4% do total. Em segundo lugar a Nikon, usada por 14 fotógrafos (36,8%). Na sequência temos Fujifilm (10,5%), Sony e Leica, ambas com 2,6% cada.

câmeras

Quando nos aprofundamos para saber os modelos específicos, o primeiro lugar fica com a Canon EOS 5D Mark IV, com seis fotógrafos vencedores. Em segundo a Canon EOS 5D Mark III com cinco ganhadores e fechando o terceiro lugar a Nikon D5 sendo usada por quatro participantes.

Outro dado interessante é quanto ao tipo de sensor. Mais de 70% dos pesquisados utilizam câmeras Full Frame.

Quanto ao Sistema, o SLR também se mostra na preferência dos fotógrafos, com 71,1% de uso. As Mirrorless ainda ocupam um espaço tímido nesse quesito, com apenas 4,4% de uso.