Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Câmera espiã, que estava disfarçada, é leiloada no Reino Unido

Na época da Guerra Fria, diversos instrumentos foram criados com o propósito de espionagens e busca de informações. Entre canetas explosivas, rastreadores e pastas que atiravam estavam, também, a fabricação de câmeras fotográficas específicas.

Recentemente, a Aston’s Auctioneers, empresa britânica de leilões, colocou à disposição de seus lances um conjunto de 25 câmeras soviéticas bem raras usadas na época. Porém, uma delas especificamente chamou a atenção. Trata-se de uma câmera em miniatura, que estava devidamente disfarçada de câmera (parece piada, mas não é).

A pequena F-21 AJAX-12, que usa filme de 21 mm e possui lente f/2.8, usada para espionagens, estava escondida dentro de uma KMZ Zenit-E SLR, câmera fotográfica soviética comum, que aparentemente não passa de um gadget de turista. Ela foi vendida por 3.300 libras, após um valor inicial de 150 a 200 libras.

Câmera espiã

A câmera verdadeira, a interior, tem uma lente apontada para a lateral do case externo, fazendo com que quem use a carcaça possa tirar fotos de maneira secreta, com uma visão lateral da direção na qual a Zenit está apontada.

Câmera espiã

Entre os outros objetos leiloados estão câmeras em formato de maleta, de maço de cigarro e de guarda-chuva. Praticamente todos os objetos são de 1942 a 1990 e funcionam perfeitamente.

Leia também: Quando sua foto vira anúncio (sem você saber)

Eles eram utilizados por agentes em busca de informações que pudessem dar a dianteira aos Estados Unidos ou à União Soviética na disputa ideológica, que só se encerrou no começo dos anos 1990. Os objetos não eram entregues a qualquer um.

Gostou dessa notícia? Então não deixe de ler outras aqui em nosso site. Compartilhe também com seus amigos e nas redes sociais. Falando nisso, você já segue a FHOX em outros canais? Não? então clique aqui (Facebook | Instagram | Twitter) e não deixe de acompanhar nossos conteúdos por lá também. FHOX, tudo sobre fotografia e para quem vive dela.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br