Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Foto de buraco negro é registrada pela primeira vez na história

Pela primeira vez na história da humanidade foi feito um registro de imagem de um buraco negro. A imagem foi feita com uso de uma rede de telescópios integrados e que fazem parte do projeto Event Horizon Telescope (EHT). A divulgação do fato foi feita pelo EHT, pela Fundação Nacional de Ciências e pelo European Southern Observatory (ESO).

Por conta de sua natureza, capturar imagens de buracos negros não era uma tarefa fácil. São entidades de massa extremamente compacta e tem o poder de distorcer todo o espaço ao seu redor, e até mesmo a luz. A foto obtida é do buraco negro localizado na galáxia M87, que fica a 55 milhões de anos-luz da Terra e possui massa 6,5 bilhões maior do que o Sol.

[media-credit name=”Event Horizon Telescope” align=”alignnone” width=”1024″]buraco negro[/media-credit]

O anel luminoso que aparece na foto é a luz sendo dobrada a medida que se aproxima do buraco negro em si. Podemos até dizer que, tecnicamente, a foto é da sombra da entidade. Ainda assim é um passo gigante para os estudos de astronomia.

De acordo com Dimitrios Psaltis, que falou sobre o assunto ao The Verge, sem a rede de telescópios EHT, seria necessário um aparelho do tamanho de nosso planeta para fazer uma fotografia desse tipo.