News 2 anos atrás | Redação

Biofoto: uma empresa de fotografia criada por um garoto de 12 anos

Ideia (de uma causa nobre) é de Mitchell Mellado Pérez, um fotógrafo de natureza que começou a clicar aos 3 anos de idade

por Revista FHOX
Foto: Efe

A Cidade do México é reconhecidamente uma das mais poluídas do mundo. Deve ser por isso que Mitchell Mellado Pérez (12) se interessou pela fotografia de natureza. Ele criou a Biofoto, uma empresa que promove a conservação da biodiversidade. Em entrevista pela Efe, ele disse que encontrou essa forma de gerar conscientização sobre a importância da sustentabilidade. Embora seja uma criança, Pérez começou a clicar aos 3 anos e sempre com interesse pela natureza. Clicava sobretudo plantas e animais. Com especial interesse por animais em risco de extinção. Aos nove anos ele criou a empresa Biofoto. Uma forma de vender fotos de natureza e doar o dinheiro para organizações que protegem a biodiversidade. Foi a forma que ele encontrou de gerar interesse das pessoas e ao mesmo tempo estimular a defesa da ecologia. Aos 11 anos, ele teve o trabalho destacado na primeira exposição fotográfica sobre natureza e a partir daí não demorou para aparecer na mídia mexicana e internacional. Já deu entrevistas em sites, jornais e na tevê.

>> O poder da fotografia 

A exposição das fotos dele ocorreu no Museu de Geologia da Cidade do México. Pérez leiloou as fotos no local e também doou fotos para a instituição. “Não espero convencer crianças e adultos a  amar a natureza, mas espero sim que ao menos respeitem a biodiversidade” disse. Hoje o trabalho do fotógrafo mirim conta com o suporte de um assessor, o biólogo Roberto Rojo, um dos mais respeitados da área naquele país. Com a venda de fotos via site, leilões (e as exposições) ele espera motivar ainda mais o assunto da importância da defesa da natureza.

O que surpreende no perfil desse menino não é só o fato de clicar desde tão cedo, mas sua preocupação com um tema tão sensível e ao mesmo tempo mantendo o tino de empreendedor. A mãe, Marinka Mellado, diz que o filho traz isso no sangue. “Ele viu o impacto do ser humano na natureza e quer fazer a parte dele” diz ela. A mãe apoia o filho e diz que essa jornada o aproximou das instituições, museus, publicações e de especialistas. Tudo ajudou a aumentar seu conhecimento sobre o assunto. Por conta do trabalho que vem fazendo, Pérez foi nomeado embaixador do My World Kids, campanha das Nações Unidas que enfoca o desenvolvimento sustentável. Um título que ele atraiu graças ao trabalho de catalogar com imagens os ecossistemas da região da Cidade do México. Saiba mais: https://mitchmellado.com/

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3500 MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.