Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Belezas do Espírito Santo são destaque em exposição na Bulgária

A exposição “Capixaba – a diversidade como identidade” será destaque na Semana da Cultura Brasileira de Sófia, na Bulgária. Ao todo, serão 30 fotografias que revelam um Espírito Santo multicultural no evento que começa na próxima segunda-feira (30). As imagens foram registradas pelos fotógrafos Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo.
1_exposicao_capixaba_gabriel_lordello_0007-5343922

“Essa mostra nos permitiu apresentar o nosso trabalho pessoal, que produzimos ao longo dos anos nas andanças que fizemos por todo o Estado. São imagens que retratam um pouco da cultura, das cidades e dos ícones capixabas”, afirma Lordêllo.

As fotografias trazem os italianos, portugueses e pomeranos, que representam as origens do povo capixaba. O congo, a folia de reis, o ticumbi, o carnaval e a panela de barro, retratam a cultura do Estado. O Convento da Penha, a Pedra Azul e as dunas de Itaúnas representam alguns dos ícones do Espírito Santo.
exposicao_capixaba_gabriel_lordello_0005-5343921 exposicao_capixaba_gabriel_lordello_0011-5343923 exposicao_capixaba_tadeu_bianconi_0001-5343924 exposicao_capixaba_tadeu_bianconi_0005-5343925 exposicao_capixaba_tadeu_bianconi_0013-5343926

Tadeu Bianconi ressalta que esta será um ótima oportunidade dos búlgaros conhecerem o Estado por meio de um olhar mais poético. “É um Espírito Santo fora do senso comum. Colorido e preto e branco, do jeito que nós o enxergamos intimamente”.

O texto de apresentação da mostra é do escritor e jornalista Adilson Vilaça, e a curadoria é do fotógrafo francês, radicado na Bulgária, Pierre Ethiene-Jay.

Os fotógrafos Gabriel Lordêllo e Tadeu Bianconi viajam para a Bulgária com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que, por meio do Edital de Locomoção, custeou as passagens para a cidade de Sófia.

CULTURA CAPIXABA

A Semana da Cultura Brasileira em Sófia também vai apresentar aos Búlgaros um pouco da literatura, gravuras, cinema e gastronomia capixaba. Na próxima terça-feira (31), será realizada a Noite Capixaba, com a presença do escritor Lobo Pasolini, que vai fazer o lançamento do seu livro “Ponto de Fuga”. Na mesma noite, serão exibidas gravuras do artista capixaba Thiago Arruda, com a exposição “Naquela Mesa”.

A culinária do Estado ficará por conta da chef Yoana Todorova, do Bulgarian Master Chef, que vai preparar a torta capixaba harmonizada com a cerveja artesanal Evoé, uma Saison produzida pelo capixaba César Pimentel, na Bulgária.

Já no dia 04 serão projetados dois curtas do cineasta Ricardo Sá: “Luz del Fuego” e “Conversas em Guarani: Tradições Esquecidas”.

A Semana da Cultura Brasileira acontece no Cultural Center G8 – Eurocinema, entre os dias 30 de outubro a 12 de novembro. A organização é do Instituto Zenon Barreto, representado por Nara Vasconcelos, com apoio da Embaixada do Brasil na Bulgária. O evento também contará com uma extensa projeção de premiados filmes brasileiros que serão exibidos ao longo da programação.