News 3 anos atrás | Redação

Através do Instagram, agência de publicidade chama atenção para o alcoolismo

A francesa Louise Delage, de 25 anos, parecia uma celebridade na rede social, mas era parte de uma campanha de conscientização

por Revista FHOX

Aos 25 anos, a parisiense Louise Delage era uma estrela do Instagram. Sempre postando fotos suas jantando com amigos, na praia e aproveitando uma vida luxuosa ao ar livre, em pouco mais de um mês na rede ela já acumulava 65.000 seguidores.

instagram-louise-delageReprodução/Instagram

Suas fotos pareciam iguais às de dezenas de outras celebridades – e este era exatamente seu objetivo. O propósito de suas postagens estava escondido em um detalhe que passou despercebido para quase todos os seus seguidores: a presença de bebidas alcoólicas em cada uma de suas 150 fotos publicadas, seja com uma taça, um copo ou uma garrafa.

No último 22 de setembro, Louise, nome não verdadeiro, fez um último post na rede: um vídeo revelando que a conta não passava de uma invenção da agência de publicidade BETC, que a contratou para ser o rosto da campanha “Curta meu vício”. O projeto foi criado para a organização Addict Aide, que busca conscientizar a população sobre o alcoolismo entre os jovens.

Like my addiction

Um vídeo publicado por Louise Delage (@louise.delage) em

Segundo a diretora criativa da campanha, Stéphane Xiberras, a agência queria evidenciar a dificuldade de detectar o vício, mesmo em alguém próximo. A conta falsa no Instagram procurou mostrar “uma pessoa que você encontraria todo dia, mas que nunca suspeitaria que é alcoólatra”, disse Xiberras ao site AdFreak.

Thinking

Uma foto publicada por Louise Delage (@louise.delage) em

A revelação de “Louise” gerou mais de 160.000 visualizações no Instagram e a postagem final recebeu comentários de seguidores que disseram nunca ter desconfiado que se tratava de uma campanha. Para Xiberras, é assustador o fato de poucos terem detectado um problema, só porque as postagens mostravam uma menina bonita e com uma vida “desejável”.