News 1 ano atrás | Redação

Art Selfie: Inteligência artificial do Google apresenta seu sósia no mundo da arte

Lançado oficialmente no Brasil esta semana, o app já faz sucesso em outros países

por Revista FHOX

Você já parou para pensar que pode se parecer com alguma obra de arte famosa? Com o Art Selfie, um recurso do Google Arts & Culture, que compara selfies a obras de arte, você pode descobrir.

Lançado oficialmente no Brasil esta semana, o Art Selfie já faz sucesso em outros países. Aqui, a novidade incorpora, aos 1,6 mil retratos já na base de dados, outros 80, da Pinacoteca de São Paulo.

Art Selfie
Foto: Divulgação Google

Como o recurso funciona?

Chamado originalmente de “Is Your Portrait in a Museum?”, ele promete encontrar obras de arte que se pareçam com você com a ajuda de inteligência artificial. Uma comparação é feita a partir de selfies feitas na hora, não dá para aproveitar fotos que você já tenha armazenadas.

Outro ponto importante é que o recurso só pode ser utilizado em dispositivos móveis.

No lançamento em solo brasileiro, que aconteceu no Auditório Oscar Niemeyer do Ibirapuera, na capital paulista, surgiu gigantesca a imagem de “O Mestiço” (Candido Portinari, 1934) em um telão.

Leia também: Uma selfie de muito mau gosto

Como utilizar o Art Selfie?

Para utilizar o recurso e encontrar a obra de arte que se parece com você basta seguir os passos:

  1. Baixe o app
  2. Faça login usando sua conta Google
  3. Desça a tela até a função de “pesquisar com a sua selfie”
  4. Alguns termos afirmando que sua foto será usada somente para buscar uma obra de arte parecida serão exibidos. Aceite os termos
  5. Tire a sua selfie. Você não pode usar imagens da sua biblioteca
  6. Veja o resultado

Pronto! O aplicativo vai te apresentar o seu “sósia” entre obras de arte que estão no banco de dados do programa. Ao tocar na imagem, você pode ver o título e a que coleção ela pertence. Você pode, ainda, compartilhar o resultado em suas redes sociais.

O que você achou da novidade? Conta pra gente, nós queremos saber! Não esqueça de compartilhar esse link com seus amigos. E aproveite para ler outra matérias em nosso site.

FHOX, tudo sobre fotografia.