News 10 meses atrás | Redação

Aquele vídeo “motivacional” dos ursos está gerando polêmica

Vídeo de urso que viralizou gerou críticas por ter “estressado” e afugentado os animais

por Revista FHOX

Está bombando nos últimos dias o vídeo de uma ursa e um filhote escalando uma montanha na Rússia. Muitos dos compartilhamentos traziam textos dizendo que a escalada dos animais era exemplo de perseverança. Na verdade, o autor das imagens passou a ser criticado. Tudo porque Dimitri Kedrov usou um drone para filmar a sequência. E segundo biólogos e especialistas a filmagem afetou o ambiente e estressou os animais. Inclusive em algumas das cenas dá para ver que a mãe ursa encara o drone e mostra-se incomodada com o dispositivo. O vídeo foi exaltado por demonstrar a luta e garra do filhote na travessia da montanha cheia de neve. Até a National Geographic comentou sobre o vídeo indicando que o drone chegou perto demais dos animais a ponto da ursa mostrar as garras. Ou seja, para especialistas e para a renomada publicação foi justamente o vídeo que gerou a fuga levando a mãe e o filhote a escolherem o caminho mais arriscado da montanha.

O fotógrafo russo se defendeu dizendo que não afetou o ambiente e que as cenas próximas foram feitas com um zoom na pós-produção. O profissional disse ainda que antes de filmar o filhote já tinha escorregado próxima da mãe. Kedrov completou dizendo que parte da pesquisa é mostrar a reação dos animais frente ao ruído provocado pelos drones. O que também levantou mais críticas por parte dos espectadores e dos estudiosos. Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões. A notícia foi destaque nos principais sites de notícia do mundo. Entre eles, a BBC. 

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.