Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Aprenda a tirar as melhores fotos para e-commerce

Young woman at online shop. She is owner of small online shop. Photographing new clothes for online store.

Técnicas podem fazer a diferença na divulgação dos produtos em lojas virtuais

O mercado online cresce a cada ano. Muitas empresas criadas recentemente fazem um investimento alto no e-commerce. Outras que já são tradicionais no mercado se adaptam e também estão presentes no virtual. Isso acontece devido ao avanço da tecnologia e à forma como as pessoas evoluem, incluindo a forma de comprar.

Por ter um número infinito de possibilidades na internet, é preciso trabalhar bem a sua loja virtual. Layout, público-alvo definido e também a imagem dos produtos que você vende.

O primeiro passo é sempre usar imagens originais. Não use as que estão na internet. Trabalhar com uma fotografia própria do que é comercializado por você reflete a verdade sobre o produto. Isso eleva a confiança do cliente, e a possibilidade de satisfação também é potencializada, já que recebe exatamente o que compra. 

Antes de iniciar as fotos, pense no conceito do que você está vendendo. Não adianta utilizar fotos originais se a essência do seu produto não for capturada. Pense em toda a composição e em tudo que está na imagem. Isso resultará em uma qualidade maior no resultado. Além disso, é fundamental ter equipamentos profissionais. Em algumas situações, contratar um fotógrafo pode ser a melhor saída. Ele terá as câmeras, lentes e um estúdio, mais os conhecimentos necessários que são relacionados à angulação, luz, profundidade, relevo, entre outros.

Cliques realizados, fotos tiradas. Não acaba por aí. A próxima etapa envolve a edição, e para isso é preciso utilizar softwares específicos. Por isso, durante as sessões, é primordial que muitas imagens sejam registradas, para ter uma boa variação. Você irá escolher a melhor e começará o tratamento dela. Lembre-se de não fazer muitas alterações – apenas pequenos cortes e realce de cor. Caso você tenha escolhido contratar um profissional para realizar as fotografias, provavelmente, ele irá oferecer um pacote que também envolve a edição. 

É claro que muitas realidades precisam ser observadas. Em alguns casos, não vai ser possível ter os equipamentos profissionais ou contratar um fotógrafo. Isso não é justificativa para que as fotos dos seus produtos estejam em baixa qualidade. 

As câmeras também podem ser substituídas por smartphone ou iPhone, que também avançaram muito na qualidade das lentes e nos sistemas para edição. Cada um vai ter especificações próprias, mas no geral é bem possível trabalhar com boas fotos para loja virtual. 

Não pule etapas. Utilizando as dicas citadas, você obterá resultados mais satisfatórios e poderá oferecer as melhores imagens do seu produto para os seus clientes.