News 5 meses atrás | Flávio A. Priori

Aplicativo para iOS remove pessoas das fotos

Com ajuda de IA, app "Bye Bye Camera" consegue identificar e remover humanos de fotos

por Revista FHOX

Um aplicativo para iOS chamado “Bye Bye Camera” promete fazer uma operação de edição bastante “mágica”. Usando a tecnologia de Inteligência Artificial, ele é capaz de remover pessoas de fotos.

O aplicativo, que custa US$2,99 foi criado pelo artista Damjanski e mais dois amigos, que fazem parte do coletivo Do Something Good. O projeto une programadores e artistas para criarem coisas diferentes, como é o caso do Bye Bye Camera.

aplicativo

Leia também: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É CAPAZ DE COLORIR FOTOS ANTIGAS EM INSTANTES

O aplicativo usa a tecnologia Yolo (You Only Look Once) para classificar e reconhecer objetos. Contudo, vale dizer que a qualidade do resultado varia bastante, e não é raro acontecerem resultados diversos. Contudo, o criador do programa afirma que seu objetivo não foi alcançar uma eventual perfeição técnica. Para o site Artnome, Damjanski comentou:

“É um aceno sutil para um futuro no qual programas complexos ficarão no lugar de trabalhos humanos, alguns dizem da humanidade como um todo. É interessante se perguntar o que é humano para a perspectiva de uma iA (o “i” minúsculo é intencional)? Nesse caso, um catado de pixels que identifica uma pessoa baseado em informações armazenadas. Mas quem define esses dados, que definem o que é uma pessoa imaterialmente? Muitas perguntas para um inocente aplicativo de câmeras”.

Como dito na decrição do aplicativo na pagina da AppStore, “finalmente você vai poder tirar uma selfie sem você”