News 2 meses atrás | Jucelene Oliveira

Aplicativo Agora seleciona as 30 melhores fotos do melhor e do pior da humanidade

A competição do aplicativo móvel Agora reuniu mais de 12.321 fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo.

por Revista FHOX

Pode-se dizer que o ano de 2019 – que acabou há menos de dois meses – foi emocionante, triste, desafiador, marcante e crucial para as pessoas nos quatros cantos do mundo. É neste contexto que o aplicativo móvel Agora, lançado gratuitamente, deu início ao seu primeiro concurso de fotografia #Photojournalism para oferecer aos fotógrafos uma maneira de esclarecer questões específicas. A competição reuniu mais de 12.321 fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo.

As belas fotos mostram desde protestos contra as mudanças climáticas até levantes democráticos contra autoridades tendenciosas e violentas. ‘Young guns’ é uma das imagens impressionantes, que registra um grupo de crianças filipinas brincando com armas de brinquedo. A imagem recebeu mais votos no aplicativo, premiando seu autor @renebernal com um prêmio em dinheiro de US $ 1.000.

O concurso # Photojournalism2020 foi lançado em 22 de novembro de 2019. Os 50 principais finalistas da competição foram revelados através do aplicativo em 31 de dezembro. Posteriormente, o poder estava nas mãos dos usuários do Agora para votar e decidir qual foto os impressionou mais e, portanto, deveria ganhar o concurso # Photojournalism2020.

Confira abaixo a imagem vencedora e a segunda colocada; veja também as 20 selecionadas. Mais informações sobre a história de cada foto selecionada, clique aqui.

# 1 Young Guns (foto vencedora)

@renebernal (Filipinas)

Localização: Metro Manila, Filipinas

Um fotógrafo filipino autodidata @renebernal tirou esta foto impressionante em uma lixeira em San Dionisio, um distrito localizado na parte sul da região metropolitana de Manila. Sua foto obteve o maior número de votos no aplicativo Agora e ganhou um prêmio em dinheiro de US $ 1.000.

“Em todo o mundo, as crianças estão cada vez mais expostas a armas, sejam reais ou apenas brinquedos, causando muita preocupação aos pais e à comunidade em geral. Fiquei surpreso ao ver essas crianças que brincavam em um lixão localizado bem no meio de Paranaque City, que estavam totalmente alheios aos riscos de sua recreação. Na verdade, um lembrete pungente de como essas crianças são capazes de encontrar maneiras de aproveitar a infância, mesmo nos ambientes mais angustiantes. Sinto-me tão sortudo e feliz por ter vencido isso. Eu gostaria de usar esse prêmio em dinheiro para a educação de minhas filhas e doar parte dele para as crianças menos afortunadas que moram nas favelas.A descoberta de Agora me deu a chance de mostrar minha arte e inspirar outras pessoas.Sou muito grato pela Agora, que nos permite ouvir as histórias de outras pessoas através de fotos “.

# 2 Fotojornalismo

@amdadhossain (Bangladesh)

Localização: Dhaka, Bangladesh

“Esta mulher sem-teto mora nas ruas de Dhaka. Infelizmente, este é o local mais confortável que ela pode encontrar para descansar.”

Confira abaixo as demais fotos selecionadas: