Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Análise de Coloração?

Por Bruna Veratti

Certamente você já ouviu falar sobre Análise de Coloração, consultoria em que descobrimos as cores que mais nos favorecem. Usando estas perto do rosto ficamos com pele iluminada e com aspecto saudável, além de suavizar olheiras, manchas, etc.

Tudo isso é verdade e, como fotógrafa e consultora de imagem, garanto que vale a pena. No entanto, muitas pessoas acreditam que isso é simplesmente um modismo ou algo recente, porém o estudo das cores existe há mais de um século e, a meu ver, seu conhecimento influencia de maneira incrível no resultado de um retrato. 

Um dos marcos neste estudo foi na Escola de Bauhaus com o Professor Johannes Itten. Ele foi o idealizador do Círculo Cromático, que permite descobrir combinações harmoniosas entre cores sendo usada em várias áreas da arte como pintura, decoração e fotografia. Em suas aulas ele e sua assiste Gertrud Grunow, observaram que os alunos usavam em suas obras cores que combinavam com seu tom de pele, cabelo e olhos, surgindo a teoria da harmonização, que se baseava na crença de que cada pessoa possui um equilíbrio universal de cor, percepçãoforma.

Gráfico, Gráfico de explosão solar

Descrição gerada automaticamente

(Círculo Cromático)

Anos depois, Robert Dorr, embasado na teoria de Itten, percebeu que o tom de pele das pessoas possuía pigmentos diferentes, sendo algumas mais amareladas e outras mais rosadas. Com este estudo criou o Color Key System, onde classificou os tons de pele em quentes e frias, revolucionando a indústria de cosméticos.

Na década de 40 e 50 a artista plástica e estilista americana Suzanne Caygill, desenvolveu um estudo chamado Color Harmony. Esta foi a mais profunda pesquisa de cores de pele, identificando 32 tipos, classificadas entre quente e frio. Em 1980 lançou o livro Color: the Essence of You, onde ela classificou os tons de peles em 4 grupos básicos batizando cada um com o nome das 4 estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Com isso criou a paleta sazonal que é a mais usada hoje em dia.  

Com todo este histórico podemos perceber que uma Análise de Coloração é algo profundo e de muita responsabilidade, não é mesmo?

Desenho de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Uma imagem contendo no interior, quarto, pequeno, pendurado

Descrição gerada automaticamente

Vindo para o presente, meu primeiro contato com a Análise de Coloração foi como cliente e eu não sabia o que esperar. No dia da minha análise entendi que não é somente descobrir se o tom da minha pele é quente ou fria. A minha fisionomia interferiria no resultado. Aspectos como contraste, profundidade e luminosidade da pele são essenciais para isso. Por fim, a conclusão do tom da pele é feita sem maquiagem e com luz natural colocando tecidos coloridos abaixo do rosto. Essa técnica é semelhante ao que nós fotógrafos já estamos muito acostumados, que é o uso do rebatedor. Da mesma forma os tecidos “rebatem” em nosso rosto e observamos como cada um reage em nossos traços.

Uma imagem contendo pessoa, no interior, pequeno, segurando

Descrição gerada automaticamente

Descobrir o tom da pele é algo surpreendente, pois vemos nitidamente a diferença que cada cor produz em nossa expressão. Algumas realmente deixam mais abatida, quase com cara de doente, e outras parece que você acabou de passar batom. 

Mulher de blusa preta

Descrição gerada automaticamente
Mulher com camisa verde

Descrição gerada automaticamente

(Antes e depois da Coloração)

A experiência teve tanto impacto na minha imagem e na minha autoestima que percebi o quanto este conhecimento engrandecia meu trabalho como fotógrafa. Se as cores corretas nos deixam mais iluminadas, bonitas, com aspecto de saudável e disfarça manchas e olheiras, isso só pode nos deixar mais FOTOGÊNICAS!!! Logo decidi fazer a especialização em Análise de Coloração para oferecer este mundo incrível para minhas clientes e, mais recentemente, inclui as Análises de Estilos e Tipo Físico. 

Mulher com camiseta azul

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Menina com blusa rosa

Descrição gerada automaticamente com confiança média

É lindo ver clientes se descobrirem através desta Análise, pois conhecer mais sobre nós mesmas é libertador e maravilhoso! Certa vez uma cliente me disse que o resultado da fotografia pós colocação foi excepcional, que se sentiu linda e empoderada. Não é isso que queremos para nossas clientes?

Mulher posando para foto

Descrição gerada automaticamente
Mulher sentada na cama

Descrição gerada automaticamente
Mulher com vestido colorido

Descrição gerada automaticamente

Como o conhecimento serve para ser partilhado hoje ensino fotógrafos a fazer uma pré-análise de coloração no curso Como Valorizar a Essência Feminina em uma Foto, que terá sua próxima edição de 30/03 a 01/04. Isso traz uma visão mais personalizada e cuidadosa para a pessoa que está sendo fotografada, dando a possibilidade de fazer escolhas mais acertadas para a maquiagem, fundo fotográfico e até alguns tons de cores para a roupa.

É um mundo novo e cheio de cores que se abre para nós fotógrafos e para nossas clientes se sentirem ainda mais empoderadas.

Bruna Veratti é especialista em retratos femininos e de perfil profissional e consultora de imagem. Seu estúdio está localizado no Espaço Duas Marias, em São Paulo, um local destinado ao autoconhecimento da mulher. Considera sua vocação auxiliar as mulheres a se descobrir através das fotos e do autoconhecimento.

 

Site: https://brunaveratti.com.br/

Instagram: @brunaverattifotografia