News 1 ano atrás | Redação

Amor pelas câmeras de bolso

Uma conta no Instagram só posta fotos criadas por apaixonados pelas compactas digitais

por Revista FHOX

Em tempos de smartphones, ter uma câmera compacta digital pode parecer estranho. Pois uma conta no Instagram mostra que tem gente buscando câmeras esquecidas em casa para fotografar. Essa é a ideia de @digicam.love. A conta do Instagram só publica fotos criadas com câmeras de bolso digitais. Pode ser Canon, Fujifilm, Sony, Panasonic, Nikon e outras. Criada em janeiro passado, ainda com poucos seguidores (pouco mais de mil) mas crescendo de forma orgânica e consistente. Mais do que quantidade, os posts mostram frequência e belas imagens criadas com esses equipamentos. Os dois administradores da conta são Sofia Lee e Bao Ngo. Eles decidiram criar com base nas próprias experiências com suas pequenas câmeras. Sofia é fotógrafa e professora em Seattle nos Estados Unidos. Uma fervorosa defensora dessas câmeras. Na verdade, ela tem uma coleção com várias, algo que começou no ano 2000 e não parou desde então. Sua primeira foi uma Canon G2. Já Lee é um apaixonado pelos modelos mais antigos.

Como defensores da causa eles indicam alguns fatores que fazem valer a pena clicar ou filmar com esses modelos. As imagens têm um padrão e estilo distinto. Tudo graças ao sistema de foco e do sensor. Outro ponto importante é o enfoque no momento. Uma câmera compacta não tem distração de um smartphone. Há um propósito de estar com ele naquele momento. Os dois criadores da conta parecem mostrar algo curioso na fotografia digital com esses dispositivos. Afinal, as compactas de bolso ficam em um limbo. Estão perdidas entre smartphones e a fotografia analógica. Pois hoje o que mais vemos são pessoas fotografando com smartphones, ou equipamentos sofisticados como mirrorless e DSLRs. Na ponta analógica, as lomos e outras câmeras com filme também crescem no interesse. Logo, as compactas digitais parecem esquecidas. Algo que @digicam.love quer mudar. Além de postar as fotos, eles estão promovendo passeios e encontros de fotógrafos com a mesma paixão pelas câmeras pequeninas.

>> Estudo de caso: a estratégia da Best Buy para vender mais câmeras 

by @grandmababyhands // shot on a fujifilm finepix z30

A post shared by digicam love (@digicam.love) on

@annikawhite by @baohngo ?? panasonic lumix dmc-lx5

A post shared by digicam love (@digicam.love) on

by @laurencephilomene on a panasonic lumix tz1 ?

A post shared by digicam love (@digicam.love) on

@annikawhite by @partimecowboy ?✨ canon powershot a3500

A post shared by digicam love (@digicam.love) on

by @beatrizebz // waterproof rollei digicam

A post shared by digicam love (@digicam.love) on

? by @lofisofi // Panasonic Lumix DMC-FX150

A post shared by digicam love (@digicam.love) on

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS EM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 4 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.