Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Adobe lança a última versão (sem assinatura) do Lightroom

Em outubro passado a Adobe anunciou o lançamento do Lightroom Classic CC e do Lightroom CC. Agora com a chegada da última versão avulsa do programa a empresa encerra o ciclo de produtos vendidos de forma independente. Importante destacar que a marca avisou sobre isso também em outubro e que a estratégia e todos os esforços da Adobe estarão voltados para a nuvem e no acesso aos programas via sistema de assinatura. Quando foi lançado faz alguns anos, o Creative Cloud foi muito questionado. Hoje é um sucesso com milhões de usuários no mundo e expansão acelerada com uma série de vantagens para os assinantes (mas também com preço mais salgado). O fato é que a última versão independente do Lightroom veio com um aviso claro da marca: essa é a última versão e Adobe. e não teremos mais atualizações para o software (Lightroom 6). Considere atualizar para o plano Creative Cloud Photography e obtenha as versões mais recentes no Lightroom Classic CC e o novo Lightroom CC.

>> Adobe Photoshop Elements 2018: inteligência artificial para organizar fotos e até abrir olhos fechados

Na prática quem usar o programa avulso não terá problemas com o equipamento atual. Mas caso troque de câmera terá que fazer upgrade para o CC. Já que não existirá atualização e suporte para o Lightroom 6 daqui para frente. Caso insista, o usuário será forçado a usar o conversor DNG da Adobe antes de importar as imagens. Outro problema de quem insistir na versão avulsa é a compatibilidade com os sistemas operacionais da Apple e Microsoft. Na medida que esses sistemas forem atualizados o uso do Lightroom 6 ficará inviável. Enfim, o último lançamento da Adobe é o encerramento oficial de uma época que não volta mais. Dos programas comprados individualmente. A nova fase da Adobe celebra a consolidação do sistema de assinatura, dos avanços da inteligência artificial e de tudo estar conectado com tecnologia de nuvem para edição de imagens seja nos desktops e de forma sincronizada com os dispositivos móveis.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.