Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Adobe Creative Cloud: conheça os principais programas e alternativas gratuitas

(Crédito: iStock)
(Crédito: iStock)

Encontrar bons programas e softwares é essencial para contar com um suporte eficiente durante atividades criativas, como manipulação de imagens e fotografias, criação de desenhos e até concepções de objetos em 3D. As possibilidades são muitas, e a tecnologia pode ser uma grande aliada, garantindo que os projetos serão executados corretamente e diminuindo a chance de erros operacionais e dificuldades no momento da produção.

O pacote Adobe é um dos mais conhecidos nesse meio, especialmente por fornecer diferentes programas com um alto nível de integração entre si, o que facilita uma manipulação mais completa de fotos e vídeos. Entre os softwares mais conhecidos estão o Photoshop, Premiere, Illustrator e Lightroom, que são focados para um tipo de tarefa em específico, como edição de vídeo e imagem ou diagramação, mas conseguem exercer outros tipos de função.

Os preferidos por quem trabalha com manipulação de imagens e fotografias são o Lightroom e o Photoshop, que permitem um trabalho cuidadoso na etapa de pós-produção, com a configuração de luzes e sombras, correção de manchas, ajuste de cor e diversas outras alterações. No site da Adobe, é possível encontrar algumas opções de planos voltados para fotografia, com a adesão somente dos programas focados nesse tipo de trabalho, com uma economia válida para quem não quer assinar um pacote completo.

Para que esses programas funcionem corretamente, é necessário um computador ou notebook com bom processador e uma placa de vídeo moderna. Modelos como o notebook Acer Aspire e outros de categoria intermediária, avançada ou voltado para jogos já garantem que as edições serão feitas de maneira tranquila. Outro ponto que reforça a importância de uma máquina com bom desempenho é o menor risco de travamento ou falha durante o uso do programa, o que pode acarretar na perda do projeto – um pesadelo para quem está editando e produzindo.

Antes e depois de uma edição fotográfica (Crédito: Irina Khutornoi)

Programas gratuitos são uma boa alternativa

Para quem está em início de carreira ou nao tem dinheiro suficiente para investir em programas pagos, é possível procurar alternativas gratuitas. Existem vários programas para edição que podem ser adquiridos legalmente e sem o pagamento de taxas. Softwares como Pixlr, GIMP, PhotoScape X e Canva estão entre os mais populares por quem busca opções para esse tipo de edição. Infelizmente, não é possível fazer edições muito complexas, como as que são realizadas por meio de programas profissionais e pagos, mas eles entregam um bom funcionamento para tarefas mais básicas. Apesar disso, esse tipo de programa é simples de ser usado, o que atrai uma parcela do público que não se sente confortável usando opções profissionais e avançadas.

Nem sempre a etapa de pós-produção recebe a importância devida. Por meio da edição de imagens e fotografias, é possível alterar completamente o enfoque do trabalho, que ganha novas características por meio da manipulação com o uso de ferramentas específicas. A edição ajuda a direcionar o trabalho, que pode fazer parte de uma campanha publicitária, apoio para uma página de e-commerce ou compor um portfólio, e, portanto, deve ser feita com cuidado e atenção.